Hoje é dia de Vacinação contra a Paralisia Infantil


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi aberta hoje às 8h pelo secretário de Estado da Saúde Rogério Carvalho na Unidade de Saúde da Família Maria José Soares Figueiroa, no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Já em Aracaju, a imunização foi aberta por Marcos Ramos, secretário Municipal de Saúde, na Unidade de Saúde de Família (USF) Deputado Joaldo Barbosa, no bairro América, e contou inclusive com a presença do Zé Gotinha.


 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com as secretarias municipais de Saúde sergipanas e o Ministério da Saúde (MS), tem como meta vacinar 95% das crianças até 5 anos de idade, o que representa 211.352 crianças em Sergipe. Desde 1989 não há novos casos da doença registrados no Brasil. Para manter os altos índices de cobertura, o Ministério da Saúde realiza a campanha em duas etapas, nos meses de junho e agosto.


 


Na primeira etapa da campanha, Sergipe atingiu 95,07% da cobertura vacinal, o equivalente a 200.937 crianças vacinadas. “Mesmo assim, os pais devem levar novamente seus filhos para tomar a segunda dose da vacina. Só através das duas gotinhas é que podemos ficar livres do vírus”, explicou Sândala Oliveira, gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica da SES.


 


De acordo com ela, todos os municípios sergipanos já receberam as doses das vacinas e, na zona rural, já começou a campanha de multivacinação, que prossegue até hoje às 17 horas. Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e as doses para prevenir hepatite B e rotavírus.


 


A doença


A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início repentino que pode levar à morte e acomete em geral os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular. A doença foi de alta incidência no país antes de 1980, quando foi instituída a vacina pelo governo.


 


A transmissão do poliovírus selvagem pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, comum em locais onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.