Hemose abre aos sábados para intensificar ações combate à dengue

Canal Viva Bem


Foto: Márcio Garcez/SES


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está funcionando aos sábados, das 8h às 13h, para intensificar as doações de sangue e separação de plaquetas utilizadas no tratamento de pacientes com dengue atendidos pelos hospitais públicos e privados de Sergipe. A ampliação do horário de funcionamento visa ampliar o número de doadores de sangue para atender à demanda gerada pelo aumento do número de casos da doença.


Doenças como dengue e leucemia exigem uma maior produção de sangue, daí a necessidade das transfusões e reposição de plaquetas (células sanguíneas que, entre outras coisas, ajudam a interromper sangramentos) a patamares considerados normais. Por meio da técnica de doação tradicional de sangue também é possível extrair plaquetas.


“Mas pelo processo de aférese, conseguimos coletar oito vezes mais esse componente sem oferecer nenhum risco para o doador”, explica o médico hematologista Carlos Guimarães, diretor técnico do hemocentro. A aférese é uma técnica utilizada para separar os componentes do sangue com o máximo de aproveitamento de todo o material coletado.


Pelo processo, o sangue retirado da veia de um braço do doador passa por um equipamento especial com dispositivo descartável que retém cuidadosamente parte das plaquetas. Em seguida, o sangue é devolvido à veia do outro braço. A coleta feita por aférese é indolor, dura cerca de 1h30min e todo o sangue circula por material plástico individual e descartável.


Campanha


A campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre, aberta pelo Hemose em junho do ano passado, continua sendo desenvolvida em parceria com as Secretarias de Estado, empresas e instituições públicas e privadas. No próximo dia 11, o órgão receberá a doação coletiva de sangue de 100 policiais civis em parceria com o sindicato da categoria.


O Hemose tem contabilizado aproximadamente 100 doações por dia, quando o ideal é haver cerca de 200. Menos de 1% da população doa sangue, quando o necessário seria 7%. As doações de sangue podem ser agendadas com o Serviço Social do hemocentro através dos telefones (79) 3259-3191 / 3174.