Hemolacen precisa de doadores para garantir estoque de sangue no Pré-Caju


Ampliar o estoque do Banco de Sangue para atender a demanda durante o Pré-Caju. É com esse objetivo que o Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) convoca doadores, especialmente os de fator RH negativo, B e AB positivo, para ajudar a salvar vidas.


A preocupação com o estoque existe por conta da queda no número de doadores durante os primeiros meses do ano. De acordo com a diretora técnica do centro, Mariamália Andrade, a média de doadores/dia cai de 120 para 80 no período. Os motivos são as férias escolares, as viagens realizadas pelas famílias e a diminuição no número de cirurgias realizadas nessa época.


“Por causa do Pré-Caju, esperamos um aumento na demanda de sangue por parte dos hospitais. Para se ter uma idéia da necessidade, durante os dias de festa o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) chega a solicitar três vezes mais bolsas de sangue do que o normal. Sem a ajuda de novos doadores não teremos como atender às exigências”, alertou Mariamália.


A diretora técnica faz um apelo para que as mulheres também possam colaborar com o Hemolacen. “Apenas 20% dos doadores são do sexo feminino. É preciso despertar nas mulheres a consciência para a importância da doação”, afirmou.


Doação


Para que uma pessoa possa doar sangue é necessário o cumprimento de algumas exigências. É preciso ter idade entre 18 e 65 anos, estar alimentado, apresentar documento com foto, pesar a partir de 50 kg e ser uma pessoa saudável. Além disso, a pessoa não pode ter contraído hepatite depois dos onze anos de idade, não ter tido Doença de Chagas e caso tenha contraído sífilis, ter sido curada há pelo menos um ano e avaliada por um médico.


Atendendo aos critérios, o doador passa por um processo de triagem clínica e laboratorial para a verificação do seu estado de saúde. É avaliado também o risco de contaminação do sangue por doenças sexualmente transmissíveis.


Quem quiser colaborar com o Hemolacen é só agendar a doação junto aos setores de Serviço Social ou Recursos Humanos do órgão, das 7h às 17h30, sem intervalo para almoço, pelo telefone (0xx79) 3259-3191, ou ir pessoalmente até o Banco de Sangue, localizado na avenida Tancredo Neves, s/nº, ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).