Governo mobiliza parceiros para combater a dengue no interior


Foto: Márcio Garcez


O Governo de Sergipe vai pôr em prática uma grande operação de combate à dengue em sete municípios que já registraram óbitos por causa da doença. Na quarta-feira, 7, os moradores de Itabaiana, Aquidabã, Laranjeiras, Carira, Tobias Barreto, Feira Nova e Tomar do Geru receberão a visita de centenas de profissionais de saúde e militares que vão orientá-los de forma prática a combater a proliferação do Aedes aegypti. Ao todo, mais de dois mil profissionais estarão envolvidos nessa ação conjunta realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Petrobras, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais.


De acordo com a gerente de Antropozoonoses da Secretaria, Sidney Sá, um dos objetivos da atividade é mostrar a população que o trabalho em parceria é fundamental e que as ações de combate ao vetor devem ser permanentes. “Além de identificar e eliminar os criadouros potenciais do mosquito, a equipe vai reforçar na população a importância que cada indivíduo possui na luta contra a dengue. Visitaremos todos os domicílios, não só supervisionando, mas distribuindo material informativo e orientando os cidadãos”, afirmou Sidney.


“Em Itabaiana, por exemplo, onde existem 23 mil imóveis, o trabalho será realizado por 50 equipes compostas por oito militares e um agente de endemias. Em todas as cidades, a atuação desses grupos contará com o apoio e supervisão de outras equipes, das quais fazem parte técnicos do Estado e município nas áreas de Atenção Básica e vigilâncias Epidemiológica e Sanitária”, comentou a gerente, acrescentando que a atividade não vai se restringir à sede dos municípios. “Iremos também aos povoados de maior concentração populacional”, frisou.


Logística


O ponto de encontro das equipes em Aracaju será o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) da Polícia Militar, localizado no bairro América. De lá, a partir das 6h30, os profissionais seguirão em 57 ônibus. Os detalhes da operação foram discutidos na última quarta-feira, 30 de abril, numa reunião que aconteceu no auditório da SES. Na ocasião, representantes de cada setor envolvido expuseram suas demandas e acordaram com os demais as atribuições dos órgãos. Um novo encontro será realizado nesta segunda-feira, 5, às 15 horas, no mesmo local.


Além do efetivo de 1.770 homens, a Polícia Militar vai disponibilizar 17 ônibus. Os outros 40 serão viabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde, que está responsável pela coordenação da atividade. O Corpo de Bombeiros participará com 150 homens. A Petrobras vai garantir o fornecimento de almoço, lanche e água para todos os profissionais. Além disso, a empresa vai erguer pontos de apoio em locais estratégicos dos municípios. Já as prefeituras municipais, através das secretarias de Saúde, Educação e Obras, vão garantir a presença dos agentes de saúde e de endemias, realização de palestras nas escolas e a limpeza pública.


Apoio


A parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Petrobras foi solicitada pessoalmente pelo secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, no dia 25 de abril, quando esteve no comando do Corpo de Bombeiros. “O mais importante nesse momento é somar esforços e criar na sociedade o sentimento de mobilização”, disse o secretário naquela ocasião. No mesmo dia, ele participou de um mutirão no bairro Cidade Nova, em Aracaju, atividade que teve o apoio logístico da Petrobras.


Segundo Rogério Carvalho, o envolvimento de todos os setores é imprescindível na luta contra a dengue. “Além de possibilitar uma ação efetiva no combate aos focos do mosquito, esta parceria ajuda a tranqüilizar a população. É neste momento que a gente mostra para sociedade o quão importante é termos empresas solidárias como a Petrobras, e corporações organizadas com disciplina e comando, a exemplo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Esta ação, acima de tudo, devolve à população o sentimento de que ela está segura”, concluiu.