Governo convida vereadores para estimular comunidade no combate à dengue


Foto: Márcio Garcez


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) convida os vereadores dos 75 municípios sergipanos, em especial os presidentes das Câmaras de Vereadores, para participar de uma reunião para discutir medidas de apoio dos parlamentares no combate à dengue no Estado. A reunião acontecerá às 14h30 min desta terça-feira, 27, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Na ocasião, o secretário Rogério Carvalho vai pedir que os vereadores utilizem seu poder de mobilização junto à comunidade para que não diminua nos municípios o combate ao vetor da doença.


De acordo com Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da Vigilância Epidemiológica da SES, apesar do declínio no número de notificações de casos de dengue em Sergipe, os casos graves continuam acontecendo. “Não devemos nos descuidar. Está provado que a situação de pico se deu no mês de abril, o índice de notificações vem diminuindo em decorrência das ações realizadas pelo Estado, municípios e sociedade, como também pela mudança do clima, que já está esfriando. As pessoas não podem se acomodar” alertou Sidney, ao informar que esta é a razão principal da reunião que Rogério Carvalho fará com os vereadores.


O secretário de Estado da Saúde já reuniu por duas vezes prefeitos e secretários municipais de Saúde para o combate à dengue. Milhares de profissionais já foram capacitados, além de militares, professores e alunos da rede estadual de ensino. No último dia 7, houve uma grande ação de combate ao mosquito da dengue em sete municípios sergipanos que registraram óbitos por causa da doença. Numa parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES), da Segurança Pública (SSP), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Petrobras e prefeituras municipais, mais de 2,3 mil militares e profissionais de saúde do Estado e municípios visitaram 63,7 mil imóveis.


Capacitação


Desde segunda-feira, 26/5, até a quarta, 28/5, técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado vão capacitar profissionais do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER) no combate à dengue. “O pessoal do DER nos procurou para saber se poderia ajudar neste caso, então nós sugerimos a capacitação dos técnicos, uma vez que o Departamento é regionalizado”, informou Sidney.


Conforme Sidney, o objetivo desta capacitação é multiplicar estes profissionais para que se tornem conhecedores e auxiliem no combate à doença. Na segunda, 26, a capacitação acontecerá na sede regional de Japaratuba. Na terça, 27, será na regional de Estância e na quarta, 28, na sede do DER de Nossa Senhora da Glória.


Dados


De acordo com o boletim semanal do Programa Estadual de Controle do Dengue, foram notificados 20.174 casos até 20 de maio, e 8.726 casos confirmados. “Para se ter uma idéia da diminuição, na 15ª semana epidemiológica (a semana de pico), que vai de 6 a 12 de abril, foram notificados 3.460 novos casos da doença, enquanto que na última semana epidemiológica foram notificados 516 casos, uma diferença de 2.944 casos notificados”, explicou Sidney.


Ainda, conforme o relatório, 20 municípios apresentaram 119 casos de febre hemorrágica do dengue. Houve 334 casos de dengue com complicações, 21 óbitos confirmados e 17 em investigação. Dos 75 municípios sergipanos, 60 estão com quadro de epidemia e 9 apresentam risco epidêmico.