Sociedade de Anestesiologia de Sergipe realizará o Curso Salve uma Vida no sábado, 25

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) realizará no sábado, 25, a partir das 8h, o Curso Salve uma Vida, para profissionais não médicos de unidades hospitalares e outros estabelecimentos. O evento, que consiste em treinar pessoas para dar o primeiro socorro a pessoas que tenham uma parada cardiorrespiratória (PCR), é uma promoção da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e acontecerá simultaneamente em todo o Brasil. Aqui em Sergipe as ações acontecerão no Auditório do Hospital do Coração.

De acordo com o presidente da Saese, Dr. Fabricio Dias Antunes, o curso é uma das ações de Responsabilidade Social da SBA e envolve todas as sociedades de anestesiologia do Brasil. “O objetivo é preparar pessoas que não são médicas, a reconhecer os sintomas de uma parada cardiorrespiratória e fazer a reanimação do paciente com segurança, além de orientar como proceder para acionar o sistema de saúde”.

O curso de treinamento em Suporte Básico de Vida, também prepara os participantes para reconhecer e tratar os sinais de obstrução respiratória. “O treinamento foi formatado para ser oferecido para pequenos e grandes grupos, professores e alunos do ensino médio, membros de sindicados, dentre outros públicos. Em Sergipe, capacitamos ano passado, 120 alunos de Medicina da UFS para serem multiplicadores de informação sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP)”, complementou o anestesiologista.

Nas escolas
A Saese iniciou o treinamento de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) nas escolas públicas e particulares de Sergipe em 2022. Ainda no primeiro semestre, em maio do ano passado, 120 alunos de Medicina da universidade Federal de Sergipe (UFS) foram treinados para se tornarem multiplicadores. Já no segundo semestre o “Projeto RCP nas escolas” foi levado para seis escolas e treinou 267 estudantes.

A previsão é que o projeto nos colégios seja retomado a partir de fevereiro de 2023. “Já estão pré-agendadas quatro escolas. Esperamos capacitar 400 alunos do ensino médio, para que possam estar aptos a prestar o primeiro atendimento às possíveis vítimas de uma parada cardiorrespiratória”, finaliza Dr. Fabrício Antunes.

Foto e fonte: Ascom

Leia mais:

Fevereiro Laranja: hematologista alerta sinais e sintomas da leucemia