Medicamento em dose única já está disponível para pacientes soropositivos

A Saúde de Aracaju comunica que o Ministério da Saúde já iniciou a distribuição do medicamento com Dose Fixa Combinada, composto por Efavirenz, Lamivudina e Tenofovir. Com a nova fórmula, estes três medicamentos estão disponíveis em dose única desde a última segunda-feira, 13, para todos os pacientes soropositivos que já utilizavam estas mesmas medicações. O Serviço de Atenção Especializada em HIV (SAE) é o local responsável pela distribuição do remédio e fica localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR) do bairro Siqueira Campos.

Para a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Aracaju, Débora Oliveira, o medicamento estava sendo disponibilizado desde agosto de 2014 para os novos pacientes ou doentes recém medicados contra o HIV. “A partir desta semana, os pacientes que já utilizavam as medicações também terão ao seu dispor o novo medicamento. O remédio em dose única minimiza incômodos ocasionados pelo ritual do tratamento a longo prazo, pois os pacientes vão deixar de tomar quatro comprimidos para tomar um. Isso ajuda na adesão ao tratamento e melhora a qualidade de vida do paciente”, explicou.

A coordenadora enfatizou ainda que as pessoas resistentes a essas medicações não tomam esse tipo de coquetel. “Nem todos os pacientes soropositivos tomam essas medicações. Por isso, os pacientes que já fazem uso de outra combinação não farão uso desta medicação. Lembrando que todos que estão chegando ao serviço, mesmo sem terem passado por consulta médica, podem levar a prescrição antiga para trocar a medicação automaticamente”, pontuou.