Governador Fábio Mitidieri abre Verão Sergipe 2024 na Caueira

Após mais de dez anos em hiato, o Verão Sergipe volta à ativa para celebrar a cultura e o esporte sergipanos, fomentar o turismo no interior e impulsionar a geração de emprego e renda. Nesta sexta-feira, 12, na praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, teve início a retomada da programação, com a presença do governador Fábio Mitidieri. Este é o primeiro entre os seis fins de semana que integram a atração, que trará mais de 50 artistas do estado e do país.

O Verão Sergipe 2024 é fruto de um investimento de R$ 6 milhões, que deve impactar cerca de 200 mil pessoas em todos os municípios-sede. Além de Itaporanga d’Ajuda, recebem o evento os municípios de Pacatuba, Canindé do São Francisco, Pirambu, Estância e Aracaju. Serão mais de 96 horas de apresentações musicais, e oito dias de práticas e competições esportivas. Exposições de feiras de artesanato e economia criativa também compõem a grade de atividades.

Na Caueira, a programação iniciada nesta sexta-feira irá até o domingo, 14. De acordo com o governador Fábio Mitidieri, o Verão Sergipe deverá posicionar o estado no calendário turístico nacional da estação. “Estamos interiorizando o turismo em nosso estado, movimentando agentes culturais, gerando renda pelo turismo, comércio, serviços. Sergipe tem atrativo o ano inteiro, e é isso que estamos trabalhando”, afirmou o governador.

O prefeito de Itaporanga, Otávio Sobral, ressaltou a parceria com o Estado na implantação de políticas públicas que fomentem a cultura e economia em Sergipe. “Quero agradecer ao governador Fábio Mitidieri por essa parceria, por proporcionar essa grande festa, que atrai pessoas de todo o estado pra o nosso litoral, além de contemplar a população em diversos âmbitos. É a soma de um trabalho que agrega o que temos de melhor”, destacou.

Criado durante a gestão do então governador Marcelo Déda, no ano de 2007, o evento teve sua última edição realizada em 2013. Agora, a programação é trazida de volta pelo governador Fábio Mitidieri, mantendo seu perfil de origem. O Verão Sergipe 2024 é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). O Governo Federal também assina a realização. A Energisa e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) são os patrocinadores oficiais.

Depois do fim de semana na Caueira, o Verão Sergipe 2024 continua, de 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba. De 26 a 28, a festa acontece em Canindé do São Francisco. Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro, e o Projeto Verão, em Aracaju, entre os dias 1º e 3 de março, fecham o calendário.

Coleta do Bem

O Verão Sergipe conta ainda com a Coleta do Bem, parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente, Assistência Social, e Trabalho, com o objetivo de facilitar a logística para o correto descarte de resíduos produzidos no circuito dos eventos inseridos no calendário oficial do Estado. A iniciativa conta com a instalação de pontos de descarte, coleta do material e fortalecimento da educação ambiental. Para marcar o início do projeto, a Sesc realizou a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a catadores e catadoras que atuarão no Verão Sergipe 2024. Em Itaporanga D’Ajuda (Caueira), o ‘Coleta do Bem’ contará com a participação de 20 trabalhadores. A expectativa é alcançar mais 140 trabalhadores durante todo o Verão Sergipe.

Hadassa Rayanne  é catadora de material reciclável da Coleta do Bem e falou sobre o projeto. “A  Cooperativa Itaporanga já existe há alguns anos, mas definitivamente este ano foi que ela renasceu, digamos assim, que ganhamos o apoio da prefeitura, o apoio de vários logos. E só temos que agradecer todo o apoio que tivemos, porque agora estamos tendo um novo olhar para o nosso trabalho, um olhar de cuidado, que nós agora estamos mais amparados, temos mais chances de trabalhar e continuar fazendo um bom trabalho, porque apesar de ser um trabalho simples, é um trabalho muito importante para o meio ambiente e para a vida de nossas famílias também”, orgulhou-se.

Turismo

Com a retomada do Verão Sergipe, o governo traz mais um atrativo com o intuito de fazer do estado um cenário reconhecido nacionalmente por sua diversidade de eventos turísticos. Em 2023, com o Arraiá do Povo, o projeto ‘Sergipe é o país do forró’ e a Vila do Natal Iluminado, o Estado atuou na captação e fidelização de públicos, beneficiando mais de 70 atividades econômicas e fazendo girar mais de R$ 30 milhões no espaço dos festejos.

Além das festas, outras iniciativas em prol do turismo vêm sendo articuladas. Exemplos são o diálogo com as companhias aéreas para a ampliação do número de voos e destinos, a participação em feiras de turismo nacionais e internacionais, o relacionamento próximo com o trade turístico para divulgação e formação sobre o Destino Sergipe, e a busca por parcerias para construção de roteiros e atrações na capital e no interior, entre outras ações.

Programação

O Verão Sergipe na praia da Caueira começou na sexta-feira, 12, às 20h, com Rock 79. A noite segue com Hungria, às 22h, Dilsinho, 0h, e Seaway, às 2h. Dando continuidade à programação musical, Faranis sobem ao palco no sábado, 13, às 18h. As bandas Chicabana, às 20h, e Maneva, às 22h, completam a grade, seguidas do cantor Ygor Raniere, 0h. Quanto à programação esportiva, as modalidades surf, beach soccer feminino, beach hand masculino, beach tênis duplas mistas, vôlei de praia feminino, futevôlei masculino, beach basquete feminino, mesabol, frescobol e banho assistido fazem parte da lista do sábado, 13. Para todas, o horário vai de 8h a 16h. Também no sábado, o passeio ciclístico/paraciclismo e o triathlon têm saída às 7h.

Já no domingo, 14, as práticas e competições de surf, beach soccer masculino, beach hand feminino, beach tênis duplas mistas, vôlei de praia masculino, futevôlei feminino, beach basquete masculino, mesabol e frescobol ocorrem de 8h a 15h. Na mesma data, haverá corrida (7h às 9h) e ciclismo (6h40). Ao longo dos próximos fins de semana até março, diversas outras atrações de renome passarão pelo estado nos palcos do Verão Sergipe. Entre eles, Saulo, Nando Reis, Reação, Nona, The Baggios, Jau, Matheus Fernandes, Iguinho e Lulinha, Vitor Fernandes, Luiza Martins, Xande de Pilares, Psirico, Maysa Reis, Tayrone, Saia Elétrica, Cavaleiros Elétrico, entre outros.

Fonte: Governo de Sergipe

Fotos: César de Oliveira