FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL



Agroecologia fortalece geração de trabalho e renda no noroeste mineiro


Na segunda-feira, 16/2, a Fundação Banco do Brasil lança, em parceria com a Associação de Apoio à Agricultura Familiar (Alfa) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) em quatro municípios do noroeste de Minas Gerais: João Pinheiro, Lagoa Grande, Paracatu e Unaí. A cerimônia de lançamento terá início às 10h, em João Pinheiro, e término, em Paracatu, às 16h.

Com 2.774 unidades instaladas em todo o país, o Pais tem como pilares a horta em formato circular, a irrigação por gotejamento e um galinheiro para fornecimento de adubo orgânico. A simplicidade da idéia é que garante a sustentabilidade do projeto, já implantado em 42 municípios de 14 estados brasileiros (ES, BA, GO, MG, PB, PI, RN, SE, AL, CE, MS, PE, RO, RJ), com agricultores familiares, em áreas indígenas e quilombolas.

A reaplicação da tecnologia social no noroeste mineiro recebeu investimentos sociais da Fundação Banco do Brasil de R$ 418 mil e conta com o apoio da Prefeitura de Paracatu. São 90 unidades envolvendo 450 famílias de pequenos produtores. Em todo o país, cerca de 10 mil famílias estão garantindo o próprio sustento e conquistando novos mercados com criatividade e o manejo sustentável da terra.


Implantação – Para alcançar bons resultados, as regras são bastante claras na aplicação da tecnologia social Pais: respeitar o meio ambiente, a vida, os hábitos e os costumes da população local e garantir, principalmente, a sustentabilidade das comunidades participantes.

Alguns cuidados devem ser tomados para a implantação do Pais. A primeira etapa é escolher um terreno com pouca ou nenhuma declividade. O ideal é que o espaço seja protegido do vento e o mais próximo possível de uma fonte de água e que receba luz do sol a maior parte do dia.

Na parte central do empreendimento, deverá ser construído um galinheiro circular com capacidade para 11 aves. Os canteiros devem ser preparados em forma circular, com largura de 1,20 metro e distância de 50 centímetros entre eles. O preparo do solo dos canteiros deverá ser enriquecido com matéria orgânica.

Lançamento – O evento de lançamento do projeto Pais, em João Pinheiro e Paracatu/MG, contará com a presença do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Carlo Viana Valle, do presidente da Associação de Apoio à Agricultura Familiar (Alfa), Wilker Gomes de Paula, além do deputado estadual por Minas Gerais Almir Paraca, e de prefeitos municipais, entre outras personalidades.

O produtor Lázaro Coelho Guimarães e o coordenador da Alfa, Astolfo Moreira, de João Pinheiro, também relatarão suas experiências para o fortalecimento das cadeias produtivas e valorização das potencialidades e tradições locais, por meio da articulação social e da organização dos trabalhadores.


Lançamento do Projeto Pais em Minas Gerais
Programação
Data: 16 de fevereiro de 2009 (segunda-feira)
Lançamento do PAIS em João Pinheiro (MG)
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de João Pinheiro – Centro


Visita à unidade do Pais
Horário: 13h30
Local: AABB de João Pinheiro – Bairro Água Limpa
Saída para Paracatu (100 km de distância) às 14h30


Lançamento do Pais em Paracatu (MG)
Horário: 16h
Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu – Rua Rio Grande do Sul, s/n – Centro.