ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA

O oncologista e hematologista dos hospitais Albert Eistein e Samaritano, Auro Del Giglio, é o convidado para o Encontro com Especialistas em Mastologia, que acontece na quinta-feira, 14/8. Durante o evento, promovido pela Clínica Onco Hematos, o palestrante irá falar sobre “Avanços no Estudo de Biomarcadores para Câncer de Mama”. Estimativa do INCa apontam que mais de 400 novos casos da doença devem ser registrados este ano em Sergipe.

A noite, que terá a oncologista Thaiana Santana como mediadora, contará também com a abordagem do oncologista e hematologista Nivaldo Vieira sobre “Resistência em Hormonioterapia em Câncer de Mama”.

O câncer de mama, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCa), deve acometer 440 mulheres sergipanas em 2014 – 40,52 novos casos para cada 100 mil habitantes -, sendo 210 em Aracaju – 66,79 para cada 100 mil.

É também a neoplasia que mais afeta o psicológico feminino, uma vez que mexe com a estética da mulher. Mas se diagnosticado e tratado a tempo, o prognóstico é relativamente bom.

Raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 

Sobre os palestrantes:

O professor Dr. Auro Del Giglio é presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), chefe da Oncologia Clínica do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e governador do American College of Physicians.

O professor Dr. Nivaldo Vieira é doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP), especialista em clínica médica, hematologista-hemoterapia e cancerologista.