Endocrinologistas participam de congresso em Aracaju


Serão abertos às 20h de quarta-feira, 6/8, o Congresso de Endocrinologia Bahia e Sergipe (Endobase) e o Encontro Norte Nordeste de Educação em Diabetes. Especialistas de diversos Estados do Brasil estarão reunidos até sábado, 9,  no Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros, em contato com temas interessantes e atuais,  permutando experiências ampliando a obtenção de conhecimento  sobre a endocrinologia Clínica, assim  como discutindo temas da prática diária da profissão.


 


De acordo com o médico Raimundo Sotero de Menezes Filho, presidente do Congresso, os eventos irão interagir com a equipe de saúde de tal maneira que possa ser obtido um produto educativo que venha melhorar a assistência dos diabéticos e dos portadores de outras endocrinopatias na região. “O evento como um todo contará com palestrantes de renome nacional, abrindo um leque reflexivo de casos clínicos, mesas-redondas e simpósios satélites, objetivando atingir pacientes, sua família, o cientista, o pesquisador, a equipe multidisciplinar, o estudante, estabelecendo um sinergismo suficiente par alavancar a ciência, a prática e a pesquisa em prol de um bem comum: a melhoria da qualidade de vida do diabético”.


 


PROGRAMAÇÃO


A abertura dos eventos será às 20 horas, desta quarta, com pronunciamentos dos Presidentes:.Diana Viégas Martins, da Bahia, e Raimundo Sotero de Meneses Filho, de Sergipe, oportunidade em que serão dadas as boas vindas aos participantes.


 


Na quinta-feira, 7, das 8h30, às 10h30, acontece Mesa-Redonda 01, sobre Endocrinologia Geral, envolvendo sub temas como: “Investigação e Tratamento da Hiperprolactinemia”por Kettyuscia Oliveira, do Amazonas; “Sop e Infertilidade”, por Aléxis Guedes, da Bahia; “Uso de Andrógeno na Menopausa”, por Ione Barbosa, da Bahia;  e “Quando e como Tratar a Osteoporose”, por Alberto Ramos, da Paraíba, seguindo-se debate. Das 11 às 12h30, será a vez do Simpósio Satélite Sanofi Aventis, sob o tema: “Qual o Papel do Rimonabanto no Tratamento do Paciente com Obesidade Abdominal e Diabetes tipo 2”, tendo como palestrante Ruy Lira. Pela tarde, das 14 às 15h30, acontece o Simpósio Satélite 2. Das 16 às 18 horas, Mesa –Redonda 2, enfocando sub temas como: “Manejo Pós Operatório de Cirurgia Bariátrica”, por Leila Araújo, da Bahia; “Benefícios Metabólicos da Perda de Peso”, por Ney Cavalcante, de Pernambuco; “Análise Crítica das Metas do Tratamento das Dislipidemias”, por Lísia Marcílio Rabelo, da Bahia, e “Novas Drogas no Tratamento de Obesidade”.


 


Na sexta-feira, 8, ocorrem Mesa Redonda 3, sobre Tireóide, além de Simpósio Satélite Novartis e Simpósio Lily. Ainda acontece Mesa Redonda 4, sobre Diabetes, e debate. No sábado, 9, das 8h30 às 10h30, Mesa Redonda 5, sobre Endocrinologia Pediátrica, com debate das 10h15 às 10h30, e Simpósio Satélite 5, das 11 às 12h30, seguindo-se o encerramento e confraternização entre os participantes.