Eleição Cremese


Por Alexandra Brito


 


Eleição Cremese


A chapa Ética e Valorização Médica venceu, com 274 votos de diferença, as eleições do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), que pela primeira vez na sua história, teve duas chapas concorrendo. O número total de votantes foi de 1.913 médicos. Do total geral, 1.070 ( 55,93%) votaram na chapa 1, liderada pelo cardiologista Henrique Batista e Silva. A chapa 2, que tinha à frente o neurocirurgião Rilton Marcus, obteve 796 votos (41,61%). Ainda foram registrados 8 (2,38%) votos em branco e 39 (4,76%) nulos. A eleição ocorreu nos dias 6 e 7 deste mês e um total de 84 médicos que estão em outros Estados, votou por correspondência.


 


Posse no Cremese


Os 40 novos conselheiros, 20 titulares e 20 suplentes, tomarão posse na sede do conselho, no dia 1º de outubro. Somente após a posse, no mesmo dia, será eleito o novo presidente, que comandará o órgão pelos próximos cinco anos. O nome indicado pelos próprios colegas para assumir o cargo é do cardiologista Henrique Batista e Silva, ex-presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), professor aposentado da UFS e atual representante de Sergipe no Conselho Federal de Medicina (CFM), onde é diretor de Comunicação.


 


Em Genebra


O oncologista Carlos Anselmo e o cirurgião oncológico Roberto Gurgel, que integram a equipe da Clínica Onco Hematos, viajam no final deste mês para a Europa. Eles vão participar em Genebra, da União Internacional Contra o Câncer (UICC), que será realizada de 26 de agosto a 6 de setembro.


 


Gincana ambiental


O Comitê Sergipano de Saúde Ambiental voltou a se reunir, desta vez para avaliar o Regulamento da I Gincana Ambiental. O evento será promovido pelo comitê nos bairros aonde já foi realizado o “Dia D” do Projeto Mangue Limpo. Durante a reunião os integrantes do comitê fizeram algumas alterações no regulamento em relação a execução de tarefas e também decidiram que a premiação será através de medalhas e troféus . O próximo passo do comitê será visitar as direções das escolas públicas e particulares dos bairros Jabotiana, Coroa do Meio e Bairro Industrial para apresentar o regulamento da Gincana e convidá-las a participar do evento. Em cada bairro serão escolhidas três escolas públicas e três particulares.


 


Somese tem chapa única


Findo o prazo regulamentar para inscrições, apenas a chapa Renovar com independência estará concorrendo às eleições para a diretoria da Sociedade Médica de Sergipe, que serão realizadas em 28 de agosto próximo. O prazo final para inscrição de chapas foi encerrado no último dia 1° de agosto. A chapa tem como presidente o neurocirurgião Petrônio Andrade Gomes, formado pela Universidade Federal de Sergipe em 1987, tendo feito Residência Médica na especialidade no Serviço do Prof. Dr.Paulo Niemayer, no Rio de Janeiro. Ele é membro titular da Academia Sergipana de Medicina


onde ocupa a cadeira de número 35 que tem como patrono o Dr. Francisco Fonseca e ainda é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Sergipe.


 


 


 


Unidas lança cartilha


A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), em uma iniciativa que pretende atingir os mais de 5 milhões de beneficiários assistidos pelas instituições de autogestão de todo o País, lança a publicação “Promovendo Saúde. Prevenindo Doenças”. Trata-se de um compêndio que reúne orientações médicas relevantes voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças. Além da versão impressa, também será distribuída uma versão eletrônica, potencializando o alcance do trabalho, já que todas as Superintendências receberão cópias do CD com conteúdo de reprodução permitida, desde que citada a fonte.


 


Em Sergipe


O lançamento ocorreu dia 7 de agosto, em eventos simultâneos em todo o País, promovidos pela Diretoria Nacional, em São Paulo, e nas 27 Superintendências Estaduais. No Estado de Sergipe, a cerimônia de lançamento aconteceu às 8h, no Buffet San Diego, e contou com a participação de vários representantes das Empresas Filiadas a Unidas SE, rede credenciada, órgãos governamentais.