EDUCAÇÃO

Canal Viva Bem

A avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano ou 2ª série do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras, a Provinha Brasil (avaliação de entrada), será aplicada nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de maio, em cerca de 50 unidades de ensino da rede municipal. A provinha terá 20 questões que analisam as habilidades de leitura, escrita e interpretação textual dos estudantes. Ainda possibilita uma análise comparativa da aprendizagem dos meninos e meninas, servindo como instrumento de gestão na busca pela melhoria da qualidade do ensino.


De acordo com o professor Marcos Paulo Oliveira, que integra a coordenação do ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com os resultados da avaliação é possível realizar um diagnóstico sobre o nível de aprendizagem dos alunos em dois momentos decisivos: o de entrada e de saída na série. “Com a avaliação de entrada, a Semed se propõe a repensar a atuação de gestores e professores das escolas e ampliar as chances de aprendizado dos alunos”, declarou.


Orientações


Para garantir o êxito da aplicação da ‘Provinha Brasil 2011, os professores da rede municipal de ensino participaram de uma reunião preparatória realizada na última terça-feira, 3, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), bairro Siqueira Campos. “O quadro de avaliação obtido com a provinha nos oferece números que vão possibilitar ainda mais a intervenção do professor diante do panorama observado quando o mesmo recebe o aluno.


Para aprimorar a atuação dos profissionais da educação também fornecemos um guia com orientações e sugestões de atividades, propondo mudanças”, acrescentou Marcos Paulo, após conscientizar os professores que a provinha não se constitui em um ritual meramente burocrático.


No decorrer da reunião, os professores trocaram considerações a respeito da provinha, a exemplo de que a mesma sinaliza o nível de aprendizado adquirido pelos estudantes. Eles também concordam que o exame pode ser considerado uma espécie de radiografia, a partir da qual os professores fazem uma avaliação crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas na escola.


Veja o cronograma de aplicação da Provinha Brasil/2011.