ÁLCOOL E DROGAS


A Escola Estadual de Redutores de Danos forma nesta terça-feira, 10, a sua primeira turma. São 18 pessoas dos municípios de Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, que concluirão o curso e estarão habilitadas a trabalhar com a estratégia da redução de danos em suas comunidades, envolvendo particularmente os usuários de álcool e outras drogas. A escola foi criada a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial – e o Ministério da Saúde, e tem execução em Sergipe da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).


Criada e mantida com recursos do Governo Federal, a escola oferece curso de seis meses, com 420 horas mensais e 20 horas semanais. O conteúdo apresenta noções de saúde, DSTs e drogas, bem como oferece ferramentas de cuidados aos usuários, aborda a relação mídia/drogas, a lógica da redução de danos, a mudança de olhar, onde o foco passa a ser o usuário e não a droga, e propõe avançadas técnicas de abordagem ao usuário.


“A escola começou a funcionar em dezembro de 2010, com o objetivo de formar pessoas para atuarem na lógica da redução de danos, que é uma estratégia de cuidados em saúde para usuários que não conseguem ou não querem parar de usar drogas. A escola integra o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas”, explicou a diretora de Atenção Psicossocial, Ana Raquel Santiago.


As aulas são ministradas por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde que atuam nas áreas de saúde mental e DSTs, a exemplo da diretora da Atenção Psicossocial, Ana Raquel Santiago, Sony Petris, José Augusto Oliveira, Claudenilson Silva, Sérgio Andrade e Heitor Andrade. O curso tem a consultoria do baiano Marco Manso, licenciado em Filosofia, especialista na área de psicoativo – uso e usuário e supervisor técnico da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, um serviço de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Acesso à escola


No segundo semestre deste ano a SES vai abrir mais duas turmas. “Os critérios de acesso à escola são dois: primeiro, a indicação pelo município, e segundo, a aprovação no teste de seleção aplicado pela Funesa. As próximas turmas irão contemplar um número maior de municípios”, disse Sony Petris, gestora da Diretoria de Atenção Psicossocial, acrescentando que Lagarto, Itabaiana e Socorro terão vagas garantidas por possuírem Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs AD).