Secretaria da Saúde divulga novo Informe Epidemiológico das doenças ligadas ao Aedes Aegypti

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estratégico e Sala Estadual de Situação, apresenta dados atualizados sobre os casos de dengue, zika vírus, chikungunya e microcefalia em Sergipe. O documento, referente à Semana Epidemiológica nº 7, revela as notificações realizadas entre os dias 12 e 18 de fevereiro. Além disso, também são elencadas as ações desenvolvidas para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor que transmite as doenças.

De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, não houve alterações em relação à Semana Epidemiológica anterior. No que se refere à dengue, houve uma expressiva redução no número de notificações, em relação ao mesmo período de 2016.

 “Numa análise comparativa observamos, dentre outros fatores, que  até  a  SE  nº  7/2016,  houve  registro  de  1.293  casos  prováveis de Dengue,  desses,  698 foram confirmados.  No entanto, em 2017,até a  SE  nº7  há  registro  de  128  casos  prováveis,  com  39  casos  confirmados até  o  momento.  Esse consolidado demonstra uma redução de  90%  das  notificações, em relação ao ano passado”, avaliou Sidney Sá.

Os dados revelados sobre a febre chikungunya também apontam redução de 96,26% dos casos notificados em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.366 casos prováveis a menos. Quando em 2016 o número chegou a 1.419, em 2017 foram apenas 53. Este ano, até a última semana epidemiológica, do total de notificações, houve confirmação de 27 casos da doença.  
 
Zika vírus e microcefalia
 
Este ano, até a Semana Epidemiológica nº7, já foram notificados 10 casos prováveis do zika vírus. Desse total, cinco casos foram confirmados até o momento. “O monitoramento revela que na Semana Epidemiológica Nº 7/ 2016 tivemos 105 casos prováveis e 17 confirmações. Já este ano, houve redução de 90,50% dos casos”, declarou a gerente do Núcleo de Endemias da SES.
 
Entre os meses de janeiro e dezembro de 2016, foram notificados 223 casos prováveis da doença, distribuídos em 23 municípios sergipanos. Do total de registros, 31 foram confirmados.

Sobre a microcefalia, o Informe divulga que não foram registrados novos casos na última semana. Desde a implantação da notificação compulsória dos casos, até a SE 06/2017, foram notificados 272 casos, em Sergipe. Do acumulado de 2015- 2016 são 270 casos. Já os que correspondem ao ano de 2017 são duas notificações.

“Estão em processo de investigação, 58 casos. Além disso, 128 foram confirmados e 84 estão descartados. Vale ressaltar que a Região de Saúde de Aracaju apresenta a maior incidência, com 98 notificações. Em seguida está a Região de Nossa Senhora do Socorro com 43 casos”, destacou a gerente.
 
Combate ao Aedes
 
O enfrentamento ao mosquito é realizado de forma permanente. Entre as estratégias utilizadas para combater a proliferação do vetor (Aedes Aegypti) está a atuação da Brigada Itinerante Estadual. Somente no primeiro ciclo de 2017, que corresponde aos meses de janeiro e fevereiro, houve a cobertura de 34,83% dos imóveis, no Estado. Os últimos municípios trabalhados foram: Siriri, Riachão do Dantas e Santa Luzia do Itanhy.
 
Também são desenvolvidas ações de cunho educativo para conscientizar a população quanto às medidas preventivas. De forma integrada a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Exército desenvolvem ações nas escolas estaduais.
 
“É preciso que a população some esforços contra o mosquito. Pratos de plantas e outros recipientes que possam acumular água devem ser evitados. Outros recipientes como tonéis e caixas d’água devem ser mantidos cuidadosamente fechados. O lixo deve ser descartado corretamente. São medidas simples que precisam ser adotadas por todos”, orientou Sidney Sá. 

Fonte: ASN

Foto: Arquivo SES/FHS