No Dia Mundial da Voz campanha chama atenção para o que ela diz de você

Hoje é o Dia Mundial da Voz, 16 de abril. E a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, promove uma campanha tem por objetivo chamar a atenção para relação de identidade e voz no contexto social e disfunções que podem indicar problemas de saúde.

Este ano o tema escolhido para 2021 que está na sua 16a edição foi “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”. De acordo com a fonoaudióloga coordenadora do Departamento de Voz da SBFa, Lívia Lima, a Campanha Amigos da Voz quer chamar a atenção das pessoas para a identidade vocal. “A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade e nossa história, ela impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para o sucesso profissional. É importante lembrar que alterações vocais podem sinalizar a presença de doenças neurológicas (por exemplo, Doença de Parkinson), refluxo gastroesofágico ou até mesmo câncer de laringe, o que também afeta a questão da identidade vocal. Por isso, é importante estarmos atentos e conscientes das características de nossa voz”, explica.

Iniciativas como estas dão ênfase cada vez mais aos cuidados que devemos adotar para cuidar da voz, é o que afirma a fonoaudióloga Neuza Sales, membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e colunista do programa Viva Bem da Fan FM. Dra Neuza Sales, dar dicas e orientações todos os domingos de como cuidar da voz.

A campanha alerta para os sinais a serem investigados por um profissional, entre eles estão: rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias, e sem motivo aparente, como infecções de garganta, esforço ao falar em situações de apresentação e afins.

Na edição deste ano da Campanha Amigos da Voz, a embaixadora é a jornalista Fátima Bernardes que ressalta a importância de sermos amigos de nossa voz para que suas alterações não afetem a nossa de qualidade de vida e nem o desempenho profissional.