Dez delegados são escolhidos em conferência da pessoa idosa


A 2ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), teve fim na última terça-feira, 19, com a eleição dos 10 delegados que vão representar Sergipe na 2ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa, a ser realizada em Brasília, de 28 a 30 de outubro.


Num clima tranqüilo e amistoso, os delegados municipais, eleitos nas conferências territoriais, debateram e elegeram as propostas que serão levadas para Brasília. As sugestões envolvem diversas áreas, como previdência, saúde e educação. Na conferência nacional, elas irão se juntar às proposições dos demais estados brasileiros e serão discutidas e votadas para que se tornem políticas públicas para o idoso no Brasil.


“Nós temos um grande desafio, não só Sergipe, mas o Brasil como um todo. Em 2025, 20% da população brasileira será de idosos. Isso muda totalmente o perfil do país e precisamos ter políticas públicas que abordem desde a arquitetura até a saúde, a assistência, a promoção e a proteção do idoso. Definir essas políticas é o papel das conferências”, disse a secretária de Estado da Inclusão Social, Ana Lúcia Menezes. Segundo ela, até setembro deste ano deve ser assinado o Pacto de Gestão pelo Envelhecimento Digno e Saudável pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o que acarretará na criação, dentro da estrutura da Seides, da Coordenadoria da Pessoa Idosa.


Discussão


O objetivo da 2ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa foi avaliar a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), conjunto de serviços desenvolvidos pelos setores público e privado voltados para a população da terceira idade. Para isso, a Seides trouxe dois especialistas em Gerontologia para discutir com os conferencistas.


Na abertura do evento, a representante da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Alba Maria Abigail, debateu com os participantes o papel da Renadi. Assistente social e mestre em Gerontologia, Alba Maria ressaltou os diversos avanços na temática do idoso no Brasil e apontou o financiamento e a ampliação da rede de serviços como os grandes desafios para a área.


No segundo dia da conferência, os participantes assistiram a palestra ‘Protagonismo da Pessoa Idosa: participação, luta, desafios e avanços’, ministrada por Agostinho Both. Ele é graduado em Pedagogia, especializado em Gerontologia Social, mestre em Psicologia Clínica e doutor em Educação. Atualmente, a sua atuação é focada em temas como terceira idade e identidade existencial.


“É preciso criar situação inovadores para a presença do idoso se tornar mais significativa na sociedade”, disse Agostinho. Ele também reforçou a necessidade da participação efetiva do idoso em todas as discussões sobre o tema. “A sua presença pode desenvolver ações significativas que sirvam de um novo modelo para o envelhecimento humano. Infelizmente, o idoso sente que ainda não é prioridade”, destacou.


Delegados


Dos 10 delegados eleitos ao final da 2ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, seis são representantes da sociedade civil. Quatro deles representam o poder público, sendo que dois serão indicados pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social. Confira o nomes:


Titulares – Jorgival Fernandes dos Santos, Edvaldo Alves da Silva, Maria de Lourdes Horta Melo, Ananias de Oliveira Campos, Clarisse Mesquita de Menezes, Karen Lícia Silva de Santana, José Luciano Pereira Santos Andrade e Davi Pedro Português.


Suplentes – Maria José Silva Matos, Artur Vitório dos Santos, Enedina Souza de Santana, Mônica Cibele de Lira, Marcos Santos do Rosário, Maria Rocha Barreto, Diana Maria Alves Santos e Vanúzia Silva.