DISTRITO FEDERAL


Depois de 10 anos, o Brasil volta a fabricar insulina


A construção da fábrica está na reta final. A previsão é de que comece a funcionar em abril deste ano. Na primeira fase, vão ser contratadas 1.100 pessoas. Em dois anos, na segunda fase, serão abertas outras 500 vagas e a indústria vai começar a produzir insulina.


Atualmente, apenas a Alemanha, os Estados Unidos e a Dinamarca produzem insulina em todo o mundo. A expectativa do Ministério da Saúde é de que sejam produzidos 800 quilos de insulina por ano – o suficiente para atender a toda a demanda do Brasil, com margem de sobra para a exportação.


A insulina é o hormônio usado para reduzir os níveis de açúcar no sangue no tratamento de pessoas que sofrem de diabetes. De acordo com o Ministério da Saúde, o preço do hormônio produzido em Brasília vai ser mais barato.


“O diabetes é um problema de saúde pública crescente no Brasil e em todo o mundo. À medida que melhora-se o diagnóstico, inicia-se o tratamento mais precocemente, incorpora-se mais pessoas ao programa e vamos precisar de mais insulina”, diz o ministro da Saúde José Gomes Temporão.


 


Fonte: G1 – Globo.com