CONSELHOS DE EDUCAÇÃO


Coordenação da UNCME passa a funcionar no interior


A coordenadoria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Sergipe – UNCME – passa a funcionar em Nossa Senhora do Socorro, a partir de hoje. Desde a sua criação, há mais de 10 anos, que a entidade foi coordenada pelo conselho municipal de educação de Aracaju. Agora, o seu novo coordenador estadual é Agnaldo Pinheiro de Campos, que é presidente do conselho municipal de educação de Socorro e professor da rede municipal de educação.


Criado em 1992 como entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, a Uncme tem por objetivos: buscar soluções para os problemas educacionais dos municípios brasileiros; constituir-se em fórum de discussão e defesa da educação; construir para ampliar e melhorar a educação básica nacional, dentre outros. Em Socorro, o Conselho Municipal de Educação foi criado por decreto em 2003 e os seus membros nomeados por Lei em 2004.


A solenidade de posse do novo presidente foi realizada no Fórum Artur Oscar de Oliveira Déda, em Nossa Senhora do Socorro, nesta segunda. Discursando, o professor Agnaldo Pinheiro prometeu cuidar da instituição com a máxima responsabilidade, dizendo que “não se pode falar de UNCME em Sergipe sem falar na professora Maria de Lourdes Cardoso Gouveia” – que é a ex-coordenadora da instituição. Ele afirmou que buscará a adesão de todos os municípios sergipanos e assegurou: “a Uncme merece mais e vai receber mais porque estamos aqui para trabalhar por isso”. Finalizando, Agnaldo afirmou que vai lutar para que o número de municípios cadastrados em Sergipe aumente de 51 para 75.


O secretário Municipal de Educação, Wellington Mangueira, que representou o prefeito de Socorro na solenidade, assegurou: “em nome do prefeito Fábio Henrique, garanto todo o apoio possível para que a Uncme funcione plenamente sob a coordenação do professor Agnaldo Pinheiro”. Em pronunciamento, a ex coordenadora Maria de Lourdes Gouveia, que passou o cargo para o novo coordenador, explicou a importância da Uncme ao informar que o MEC, antes de realizar qualquer ação, procura ouvir três entidades que considera de suma importância: a Undime, Uncme e Cnte. Disse que tem certeza de que Socorro saberá coordenar os conselhos municipais nos próximos dois biênios e revelou-se feliz em passar o cargo para o professor Agnaldo.