Conscientização: trotes causam prejuízos ao Samu 192 Sergipe

“Os trotes geram desgaste das equipes assistenciais e ainda pode causar a perda de uma vida”. Essa é uma afirmação feita pela superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Glícia Ramos, que alerta sobre essa prática considerada criminosa. Segundo dados estatísticos levantados pelo serviço, no ano de 2015 ocorreram 14.407 trotes.

“Os números permanecem altos. É preciso intensificar as ações e fortalecer a conscientização da população sobre o assunto”, ressalta a gestora. 

Segundo a Central de Regulação do Samu, com quatro meses de atuação, a redução do número de trotes é de 20%. Porém, a emissão de chamadas falsas para o ramal 192 acontece com mais frequência das 23h às 3h, retornando das 5h às 7h30.

“Todas as ligações são gravadas. Vidas podem ser perdidas quando o telefone 192 não é utilizado adequadamente. Devemos lembrar que o envio indevido de uma ambulância para uma falsa ocorrência também gera prejuízos ao Estado, bem como à população que pode sofrer com um maior tempo resposta para a chegada das equipes assistenciais do Samu 192 Sergipe”, ressalta a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

O Samu tem como objetivo atender ocorrências de urgência e emergência. 

“Existem ligações onde o solicitante faz descrição de casos graves. Mas, ao chegar no local da ocorrência, encontramos uma situação bem diferente. Pessoas com mal-estar ou diarreia, por exemplo, situações que poderiam ser resolvidas com uma orientação médica e não com o envio de uma viatura. Nesses casos, os médicos reguladores orientam aos solicitantes que não necessitam ser encaminhados USA e/ou USB”, afirma o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

Campanhas Educativas

Tendo em vista fortalecer, ainda mais, a mensagem de conscientização sobre os prejuízos causados pelas falsas chamadas, o Samu 192 Sergipe criou a campanha “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trotes”, que consiste em sensibilizar a população sobre o uso correto serviço.  

“O projeto tem como meta aproximar a população do serviço, as ações do projeto “Sou Amigo do Samu”, o projeto acontece sempre de forma didática e interativa e já faz parte do calendário de ações da instituição. Os encontros ocorrem em locais de fácil acesso (escolas, praças, ruas shoppings) e torna a importância da assistência pré-hospitalar móvel disponibilizada pelos profissionais do Samu ”, destaca Ronei Barbosa.

Fonte: Ascom SES