Programa Academia da Cidade comemora 12 anos

Promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Academia da Cidade está completando 12 anos de atividades. Com o propósito de promover ações que visem a melhoria da qualidade de vida da população, o programa foi criado em 26 abril de 2004, oferecendo de forma gratuita atividades físicas comunitárias. Entendendo a importância do programa, em 2015 a Prefeitura de Aracaju ampliou o número de polos de 20 para 24, passando assim a atender um maior número de pessoas. As celebrações pelo aniversário vão acontecer em diversos polos, com café da manhã, caminhadas, aulões de zumba, dança aeróbica, dentre outras atividades.

Para a coordenadora de Promoção a Saúde da SMS, Lidiane Gonçalves de Oliveira, comemorar essa data é uma maneira de incentivar ações de promoção à saúde. “A nossa proposta é levar bem-estar para população através do estimulo à prática de exercícios físicos, interação social, atividades recreativas e de lazer. Hoje atendemos aproximadamente 2 mil pessoas de diversas idades, orientando também sobre hábitos de vida saudáveis, o que resulta no cuidado à saúde e na prevenção de doenças  como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras”, explica.

Atualmente o Programa Academia da Cidade conta com 24 polos distribuídos na área de abrangência de 24 Unidades de Saúde da Família.  As atividades são executadas cinco dias da semana em praças, escolas de esportes, salões paroquiais, associações de moradores,  escolas municipais e estadual e no calçadão da 13 de Julho. A equipe do programa é composta por um coordenador  técnico, três supervisores logísticos, 20 professores de educação física e 34 estagiários do curso de Educação Física.

O coordenador do Programa, Ivan Soares, ressalta que qualquer pessoa pode participar das atividades. “Quem tiver interesse, basta realizar a inscrição no polo mais próximo ao bairro onde mora. Caso o usuário tenha algum problema de saúde, ele será encaminhado para fazer um acompanhamento na Unidade de Saúde e assim poderá realizar a atividade física de forma mais segura”, complementou.

Confira os endereços dos polos:

Santa Tereza – Praça das Mães

Robalo – Salão Paroquial da Igreja Sta. Terezinha

Augusto Franco – Praça da Juventude

Areia Branca – Igreja Bom Jesus dos Navegantes (anexo)

Mosqueiro – Emef Elias Montalvão

Santa Maria – Escola de Esportes Prof. Kardec

Orlando Dantas – Igreja Católica (anexo)

Coroa do Meio – Av. Des. Antônio Goes (área de esportes)

Inácio Barbosa – Associação dos Moradores

Médici – Praça Aníval Dantas / Associação dos Moradores

13 de Julho – Calçadão da 13 de Julho

Zilda Arns – Praça Zilda Arns

Bairro América – Praça Franklin Roosevelt /Emef Teixeira Lott

Sol Nascente – Associação de Moradores

Castelo Branco – Paróquia São José Operário / Praça Gilvan Rocha

Tiradentes – Praça Ronaldo Calumby Barreto

CAIC – Emef José Antônio da Costa Melo

Bairro Industrial – Escola de Esportes Dona Finha

São José – Praça Tobias Barreto

Maracaju – Calçadão da Av. Visconde de Maracaju

Santos Dumont – Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia

Bugio – Praça Minervino Costa e Silva

Soledade – Emef Jaime Araújo

Lamarão – Igreja Católica

Com informações da SMS