Colaboradores da Cimesa realizam 2ª doação de sangue


Cerca de 120 colaboradores da Empresa Cimesa, do grupo Votorantin, localizada em Laranjeiras-Se, realizaram na manhã de hoje, 13, nos turnos da manhã e tarde, a segunda doação coletiva dentro da Campanha “Santo de Casa Também faz Milagre”. A empresa aderiu à mobilização há cinco meses. O técnico de manutenção que já é doador há mais de 10 anos, receber a equipe da coleta do Hemocentro, na empresa é uma oportunidade de continuar doando sem precisar deixar o local de trabalho, por um longo espaço de tempo, uma vez que, eles trabalham no interior do Estado.


 


A equipe de médicos e enfermeiros realizou a coleta em uma unidade móvel, no ambulatório da própria empresa, recebida pela enfermeira Nelma Novais e o gerente de produção Luciano Diretus, que são doadores e grandes incentivadores do grupo. Segundo informações de Nelma Novais, a segunda coleta dobrou o número de participantes pela repercussão e divulgação, quando aconteceu à primeira no mês de junho desse ano.


 


A campanha “Santo de Casa”, já conseguiu até hoje, 870 novos doadores voluntários, está sendo desenvolvida nas instituições, associações, empresas e Secretarias de Estado do Governo. O trabalho de conscientização e coleta de sangue é realizado com o apoio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).


 


Para Mariamália Newton Andrade, gerente de atividades médicas e coordenadoras da equipe de coleta externa, fazer parceria com o Grupo Votorantin, é uma referência para o Hemolacen. “A empresa foi a primeira a aderir a nossa campanha, serviu com referência e abriu caminho para que outras instituições adotassem a idéia”, acrescentou a gerente. 


 


“Faço a doação voluntária pelo simples prazer de ajudar alguém que está precisando, é importante para mim e para minha família saber que sou humanista”, comentou o técnico em segurança, Gilvan Pereira. 


 


Podem doar sangue homens e mulheres com idade entre 18 e 65 anos, que gozem de boa saúde e tenham peso mínimo de 50 kg. O doador deve apresentar documento de identificação com foto, não ter hepatite, malária ou doença de chagas, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e não ter ingerido bebida alcoólica 24 horas antes da doação.   O intervalo para doações é de 90 dias para hímens e 120 dias para as mulheres, não estar tomando medicação e as mulheres não devem estar grávidas ou amamentado.