CARNAVAL E PREVENÇÃO

Canal Viva Bem

O Programa de DST/AIDS da Saúde de Aracaju esteve no último sábado, 07, percorrendo cortejos carnavalescos da Capital, distribuindo camisinhas e informativos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que orientam os foliões quanto a realização de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Com o tema “Diversão e Proteção”, a ação continuará até o dia 17 deste mês.

Focando a atenção do trabalho no quesito alegria com responsabilidade, os agentes comunitários acabaram dando um complemento importante ao agito carnavalesco. As equipes passaram pelos blocos Bloquinho Odonto, Galo do Augusto Franco, Job da madrugada e Carro Quebrado sempre com muita disposição e empenho.

De acordo com a técnica do Programa de DST Municipal, Marília Uchôa, todo o material levado foi distribuído. “Entregamos 7.200 camisinhas masculinas, 200 preservativos femininos. Além deste material entregávamos os cartões com informações do CTA para quem desejava obter detalhes sobre os testes rápidos. A aceitação do público foi excelente e quem pegava as camisinhas fazia questão de enfatizar que iria usar sim, se proteger com consciência. Recebemos muitos agradecimentos pelo trabalho de destacar que em meio ao Carnaval, a camisinha faz parte da vestimenta obrigatória do folião. Temos que agradecer também o trabalho dos agentes nessa ação tão importante”, enfatizou Marília.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira, informou que esse tipo de trabalho vem sendo realizado em outras ocasiões. “Já se trata de uma tradição que a Saúde de Aracaju vem realizando nos importantes eventos públicos aracajuanos. Entendemos que esse trabalho é de grande valia, pois temos um grande público e fica mais fácil propagarmos informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Até o final do Carnaval estaremos em outros bloquinhos de rua sempre com muita disposição e alegria frisando que toda diversão deve vir com muita responsabilidade tanto com a própria vida quanto com a vida do parceiro(a)”, pontuou Débora.

Confira a programação dos próximos dias:

Dia 13 de fevereiro

Aratu Vermelho – a partir das 16h

Dia 14 de fevereiro

Bloco Rasgatanga – a partir das 11h

Dia 17 de fevereiro

Bloco Afro Quilombo – a partir das 15h