Notícias de saúde

Notícias de saúde

Sedentarismo pode matar tanto quanto o hábito de fumar, diz estudo

Uma em cada 10 mortes no mundo está relacionada à falta de exercícios físicos, aponta pesquisa A falta de atividade física regular pode matar tanto quanto o tabagismo. A conclusão é de um estudo feito por 16 pesquisadores, publicado na revista científica The Lancet. A pesquisa estima que um terço dos adultos não realiza exercícios conforme deveria, o que causou cerca de 5,3 milhões de mortes em 2008, ano do estudo.

Os pesquisadores de diferentes centros de pesquisa do mundo, coordenados pela professora de Epidemiologia I-Min Lee, da Universidade de Harvard, nos EUA, consideraram como atividade física a prática de, pelo menos, 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana. Para chegar ao resultado, a equipe considerou os dados oficiais de mortes decorrentes de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer de cólon e de mama que poderiam ser evitadas se sedentários fossem fisicamente ativos.

O estudo apontou que o sedentarismo foi responsável por uma em cada 10 mortes provocadas pelas doenças citadas. Entre os 57 milhões de óbitos registrados em 2008, cerca de 5,3 milhões foram consequência da falta de atividade física. O tabagismo foi relacionado a 5 milhões de mortes no mundo.

A soma surpreendeu os pesquisadores que chegaram a dizer que há uma pandemia de inatividade física no planeta. De acordo com eles, a expectativa de vida da população mundial poderia aumentar até 0,7 anos se o sedentarismo fosse deixado de lado. Já que erradicá-lo é tarefa quase impossível, diminuí-lo 10% evitaria cerca de 533 mil mortes por ano.

Para aumentar a prática de atividade física, os pesquisadores sugerem uma mudança generalizada de mentalidade, além da criação de campanhas para alertar o público sobre os riscos da inatividade física, ao invés de lembrá-los somente dos benefícios da prática regular de exercícios.

DICAS

DICAS DE SUSTENTABILIDADE

DETERGENTE: em vez de colocar o detergente diretamente na esponja, coloque-o em um recipiente de tamanho apropriado para a quantidade de louça que costuma precisar lavar e misture com água quente para remover a gordura com maior eficiência. Além de economizar aproximadamente 160 litros de água, o processo é ainda mais rápido do que quando realizado com torneira aberta.

O SEU BOLSO E O MEIO AMBIENTE AGRADECEM.

ESPONJA: pode-se recorrer às esponjas ecológicas, mas elas costumam ser bem mais caras que as sintéticas. Outra solução, ainda não tão comum no Brasil, mas bem utilizada nos Estados Unidos, são as dish towels: paninhos utilizados no lugar da esponja, mais higiênicos, laváveis e baratos.

O SEU BOLSO E O MEIO AMBIENTE AGRADECEM.

SAÚDE E BELEZA

Acne

Apesar de ser uma doença de pele bastante comum, a acne pode ser um tormento para os adolescentes.

Evite tomar algumas atitudes que pioram a situação, como espremer cravos e espinhas.

Há vários tipos de tratamentos para a acne. O médico dermatologista poderá indicar o mais adequado para as características de cada pessoa.

Para os adolescentes, solucionar o problema vai além de cuidar da pele ? é cuidar de si por inteiro e de seu modo de viver.