Câncer de cabeça e pescoço pode atingir cura em até 90% dos casos

Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, cuja cura pode alcançar até 90%, mas para isso é fundamental o diagnóstico precoce da doença. Essa estatística estimulou o surgimento de campanhas de conscientização junto à população, como o Julho Verde. Verde da esperança!

 

Dra Renata Reis – oncologista

De acordo com a médica oncologista Renata Reis, da equipe Onco Hematos que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, os cânceres de cabeça e pescoço em geral são aqueles que surgem em estruturas das cavidades nasal, oral ou do pescoço, sendo os mais incidentes aqueles que acometem primariamente a cavidade oral ou laringe. A grande maioria é composta por tumores de células escamosas e aproximadamente 30 a 40% dos casos são diagnosticados em estágios iniciais. “A sobrevida desses pacientes pode chegar a 90% em cinco anos. Mundialmente, os cânceres de cabeça e pescoço são responsáveis por 5.7% das mortes relacionadas ao câncer. Países de baixa e média rendas apresentam maiores incidência e mortalidade”, explicou a especialista.

 

Com relação aos fatores de risco para a doença, a médica Renata Reis destaca o tabagismo e o etilismo, como também a infecção por HPV. “Por esse motivo, apesar das maiores taxas de prevalência em homens idosos, a incidência vem crescendo em pacientes jovens não tabagistas. Outros fatores de risco incluem exposição à radiação, deficiências de vitaminas, doença periodontal, imunossupressão e outras exposições ambientais e ocupacionais”, detalhou a oncologista clínica.

 

No que se refere aos sintomas e sinais, a oncologista descreve que os mais comuns são a tosse, dor de ouvido, dificuldade ou dor para engolir, feridas na boca ou nariz que não cicatrizam, crescimento de caroços no pescoço, rouquidão, perda de peso, além de tosse com sangue e falta de ar.