JORNADA NORTE NORDESTE


Diagnóstico por imagem auxilia na detecção precoce de doenças


Graças à precisão dos exames, que permite a detecção precoce de nódulos, caroços e outros distúrbios malignos, problemas de saúde como o da ministra Dilma Roussef atualmente podem ser tratados ainda no estágio inicial. Isso aumenta as chances de tratamento e cura de doenças. As novas tecnologias e os avanços no diagnóstico de males ginecológicos, obstétricos, pediátricos, dentre outros, serão discutidos este mês em Sergipe, por especialistas de todo o país.


A XXII Jornada Norte Nordeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, organizada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e Sociedade Sergipana de Radiologia (Soser), será realizada nos dias 29 e 30 deste mês, no Starfish Ilha de Santa Luzia Resort, no município de Barra dos Coqueiros. A grade de aulas foi elaborada de forma abrangente, para oferecer um conteúdo que mostre o que há de novo dentro das principais modalidades de diagnóstico por imagem. De acordo com o presidente da Soser, André Luiz Passos, os temas e palestras foram cuidadosamente selecionados.


O apoio oferecido pela diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, possibilitou o planejamento desse encontro, um ponto indispensável para o sucesso desta Jornada. “Desde o início do planejamento, temos a consciência que um evento de sucesso não é feito apenas de boas instalações e conteúdo. Cordialidade, prazer em estar no local e hospitalidade são fundamentais. Temos a certeza de que estamos empenhados em receber da melhor forma nossos colegas congressistas, que não irão se sentir apenas em um evento, mas na casa de amigos”, enfatiza André Luiz Passos.


Atualmente já é possível realizar em Aracaju, cirurgia cardíaca para corrigir problemas detectados no feto durante o período da gestação. O procedimento é considerado na área médica como um dos maiores avanços para quem acompanha o período de gestação. A inovação no diagnóstico na área da obstetrícia melhora a qualidade de vida do feto durante a realização do pré-natal e proporciona ao obstetra assistente um diagnóstico mais preciso sobre a vida do bebê. Este assunto também será um dos temas abordados no evento.


Na jornada, os participante poderão ainda conhecer a padronização da linguagem no diagnóstico dos exames de mamografia. A troca de informações de forma padronizada entre o médico assistente e o que realiza o exame reduz erros de interpretação, simplifica o diagnóstico e oferece maior segurança na realização do tratamento. A sistematização da mamografia é um dos temas que promete chamar a atenção de muita gente da área médica durante a realização da XXII Jornada Norte Nordeste de Radiologia. A organização do evento trará para Sergipe o renomado professor em Bi-rads, Nestor de Barros, que atualmente é o chefe do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Outro assunto que promete chamar a atenção durante a jornada Cada vez mais, cientistas descobrem uma nova maneira de realizar tratamentos médicos para ajudar aqueles que sofrem de problemas musculares ou reumáticos. Esse será um tema que promete agitar a mente de muitos ortopedistas, fisioterapeutas e reumatologistas durante a realização do XXII Encontro Norte e Nordeste de Radiologia. O tema mostrará os avanços que a medicina vem alcançando para um diagnóstico mais preciso e também para quem deseja dar continuidade com suas atividades físicas. Outras informações sobre a programação você encontra no site www.soser.org.br/22jornada.