Caixa abre linha de crédito para o setor da saúde


O Ministro da Saúde José Gomes Temporão e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho assinaram quarta-feira, 28/5, acordo de cooperação que disponibiliza linhas de crédito para entidades contratadas ou conveniadas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). As operações estão disponíveis para o programa Mais Saúde – Um Direito de Saúde, para os segmentos de Oncologia e Terapia Renal Substitutiva.


Os recursos financeiros serão destinados para custear peças de reposição e equipamentos novos e podem contar com capital de giro associado para sua instalação. As operações de crédito podem ser firmadas com prazo de até 60 meses.


“Essa modalidade de crédito visa aumentar a capacidade e a qualidade de atendimento pelo SUS, sem comprometer a continuidade dos tratamentos, proporcionando maior eficácia nos serviços de saúde prestados e ampliação do atendimento à população”, destaca a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho.


A capacidade de pagamento mensal da entidade tem como limite 30% da média aritmética simples do seu faturamento nos últimos 12 meses, e é garantida pela cessão de direitos creditórios do tomador junto ao SUS, pelos serviços de internação hospitalar e ambulatorial. Os recursos são repassados mensalmente à CAIXA pelo Ministério da Saúde, no valor necessário para o pagamento das prestações.


Atuação da CAIXA na Saúde


A CAIXA mantém parceria com o Ministério da Saúde desde 1997, tendo como marco a operação CAIXA Hospitais – Capital de Giro. Desde o começo do programa, a instituição já disponibilizou mais de R$ 2 bilhões em crédito.