É tempo de São João no Cantinho da Arte Unimed


Para saudar a maior festa nordestina, o Cantinho da Arte da Unimed abre espaço na sua mostra de junho para homenagear a quadrilha junina “Maracangaia”, campeã de diversos concursos locais e nacionais. Mas a homenagem ao amor também vai estar presente em mais uma edição da mostra, lembrando que o mês é dedicado aos namorados. A noite ainda terá artes plásticas, música, dança e muito forró.


 


Um dos fundadores e hoje secretário geral da quadrilha, o jornalista Elton Coelho vai expor algumas fotos da “Maracangaia”, que contam sua trajetória de vitórias e conquistas. O que começou como uma brincadeira virou coisa séria e já se vão 25 anos de muita luta para preservar e difundir a tradição e a cultura nordestina. Rica em detalhes, a indumentária usada pelos seus integrantes, enche os olhos de quem assiste a apresentação quadrilha junina sergipana.


 


Nas artes plásticas, Leônidas Figueiredo Júnior vai apresentar seu talento manifestado desde os três anos de idade, quando brincava com pincéis e massas. Aos nove, tinha a mãe como instrutora e mais tarde a orientação firme de Leonardo Alencar. Leônidas também foi acompanhado pelo artista Bené no aprimoramento de suas técnicas e métodos.


 


Na literatura e poesia a mostra vai contar com a presença da aposentada capelense Lea Maria Santos, que vai recitar algumas poesias em homenagem ao amor e aos namorados.


 


Na dança, não podia ser diferente, o forró vai estar presente com o casal de dançarinos José Carlos e Jéssica Santos, que mostrará toda graça, molejo e malícia deste mais belo ritmo, que é a marca do Nordeste.


 


Encerrando a noite de abertura do Cantinho da Arte de junho, a música de Penhaforte animará os presentes. Este sergipano de Tobias Barreto, viveu boa parte dos seus 60 anos no Rio de Janeiro, onde sofreu toda influência musical do movimento da Bossa Nova. Lá, ele participou de concursos de samba enredo na Portela, estudou música e tocava em bares e restaurantes. Em 2001, voltou para Aracaju, onde reside e toca em eventos particulares. Penhaforte vai apresentar uma pequena mostra do seu mais recente trabalho que reúne toda sua vivência musical.


 


O encontro com arte e a cultura sergipana está marcado para segunda-feira, 2/6, a partir das 18 horas, na sede do Serviço de Medicina Preventiva – Sempre Unimed, na rua Dom Bosco, 499 – bairro Cirurgia.