BAIRRO 17 DE MARÇO

Os moradores do bairro 17 de março acordaram cedo no último sábado para participar das atividades promovidas Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que, durante todo o dia, desenvolveu ações de educação, prevenção e promoção em saúde. As atividades fazem parte do projeto “Ação: Alegria e Cidadania” e a programação é em comemoração aos 156 anos da cidade. A secretaria municipal da Saúde (SMS) participou do projeto com dois estandes, onde 40 profissionais da área orientaram a população para a importância do aleitamento materno, alimentação saudável e saúde bucal.


Várias atividades foram desenvolvidas ao longo do dia: distribuição de preservativos; dicas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids; testes de glicemia e de pressão arterial. Os moradores receberam panfletos educativos e orientações sobre tuberculose e hanseníase. As atividades da saúde foram realizadas em parceria com estudantes e profissionais da Universidade Tiradentes. Houve ainda distribuição de escovas de dente, oficina de escovação bucal, além da participação dos cursos de fisioterapia e medicina.


De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Valença, o principal objetivo é fazer com que a população conheça e tenha pleno acesso aos programas da Saúde e passem a agir de forma preventiva. “Hoje estamos aqui com vários programas da secretaria, para que a população do bairro 17 de Março possa conhecê-los e passe a se prevenir. Também é importante dizer que já está no planejamento da PMA a construção de uma Unidade de Saúde da Família no bairro. Por enquanto, a população da localidade está sendo atendida na Unidade Augusto César Leite, que fica no conjunto Santa Tereza”, explica Geison.


Combate à dengue


No evento também foi realizada a Operação Todos Contra a Dengue II. A ação contou com a atuação de 60 agentes de endemias, além das equipes da Empresa Municipal de Serviços urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Os agentes de saúde atuaram no controle, no combate às larvas do mosquito aedes aegypti e também no monitoramento das áreas já trabalhadas. Já os agentes da Emsurb e Emurb fizeram o “bota fora” e limpeza de terrenos baldios.


Segundo o coordenador da Operação Todos Contra a Dengue, José Roberto Dias, os agentes estão visitando as casas do bairro orientando e educando os moradores. “Nós estamos realizando visitas a casas e apartamentos do bairro com a finalidade de educar, orientar e prevenir, conscientizando a população de como deve se evitar a dengue”, afirma José Roberto Dias.


Ação cidadã


O secretário Municipal da Saúde, Sílvio Santos, acompanhou, junto ao prefeito Edvaldo Nogueira, os trabalhos realizados em toda a ação. “Fico feliz em ver essa integração. Essa atividade desenvolvida também pela Saúde é muito importante para a comunidade. Os testes e as orientações dadas aos moradores reforçam a ação de acolhimento à população, que tem sido nossa prioridade. Isso sem falar no clima de conscientização que é criado em uma ação cidadã como esta”, afirma o secretário.