BAIRRO 17 DE MARÇO

Canal Viva Bem

Os moradores do bairro 17 de março acordaram cedo no último sábado para participar das atividades promovidas Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que, durante todo o dia, desenvolveu ações de educação, prevenção e promoção em saúde. As atividades fazem parte do projeto “Ação: Alegria e Cidadania” e a programação é em comemoração aos 156 anos da cidade. A secretaria municipal da Saúde (SMS) participou do projeto com dois estandes, onde 40 profissionais da área orientaram a população para a importância do aleitamento materno, alimentação saudável e saúde bucal.


Várias atividades foram desenvolvidas ao longo do dia: distribuição de preservativos; dicas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids; testes de glicemia e de pressão arterial. Os moradores receberam panfletos educativos e orientações sobre tuberculose e hanseníase. As atividades da saúde foram realizadas em parceria com estudantes e profissionais da Universidade Tiradentes. Houve ainda distribuição de escovas de dente, oficina de escovação bucal, além da participação dos cursos de fisioterapia e medicina.


De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Valença, o principal objetivo é fazer com que a população conheça e tenha pleno acesso aos programas da Saúde e passem a agir de forma preventiva. “Hoje estamos aqui com vários programas da secretaria, para que a população do bairro 17 de Março possa conhecê-los e passe a se prevenir. Também é importante dizer que já está no planejamento da PMA a construção de uma Unidade de Saúde da Família no bairro. Por enquanto, a população da localidade está sendo atendida na Unidade Augusto César Leite, que fica no conjunto Santa Tereza”, explica Geison.


Combate à dengue


No evento também foi realizada a Operação Todos Contra a Dengue II. A ação contou com a atuação de 60 agentes de endemias, além das equipes da Empresa Municipal de Serviços urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Os agentes de saúde atuaram no controle, no combate às larvas do mosquito aedes aegypti e também no monitoramento das áreas já trabalhadas. Já os agentes da Emsurb e Emurb fizeram o “bota fora” e limpeza de terrenos baldios.


Segundo o coordenador da Operação Todos Contra a Dengue, José Roberto Dias, os agentes estão visitando as casas do bairro orientando e educando os moradores. “Nós estamos realizando visitas a casas e apartamentos do bairro com a finalidade de educar, orientar e prevenir, conscientizando a população de como deve se evitar a dengue”, afirma José Roberto Dias.


Ação cidadã


O secretário Municipal da Saúde, Sílvio Santos, acompanhou, junto ao prefeito Edvaldo Nogueira, os trabalhos realizados em toda a ação. “Fico feliz em ver essa integração. Essa atividade desenvolvida também pela Saúde é muito importante para a comunidade. Os testes e as orientações dadas aos moradores reforçam a ação de acolhimento à população, que tem sido nossa prioridade. Isso sem falar no clima de conscientização que é criado em uma ação cidadã como esta”, afirma o secretário.