Agentes comunitários de saúde participam de debate sobre novo método de enfrentamento ao HIV

Agentes comunitários de saúde de 19 municípios sergipanos participaram nesta quinta-feira, 19, de um encontro promovido pelo Programa IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde foi debatido o novo método contra o HIV, a Prevenção Combinada, que utiliza, além do preservativo, medicamentos antirretrovirais, que diminuem a carga viral e, consequentemente, reduzem a probabilidade do portador de HIV transmitir a doença para outra pessoa durante a relação sexual. Segundo Almir Santana, gerente do Programa, é importante que estes profissionais recebam orientações e conheçam o novo método, já que eles têm contato direto com as comunidades do Estado.

“Reunimos os agentes para orientarmos os profissionais sobre o novo método de enfrentamento ao HIV e recomendar que eles passem para a comunidade informações sobre a Prevenção Combinada, que é relativamente nova no Brasil. Os agentes comunitários podem ajudar nessa luta contra o vírus porque eles estão sempre com a comunidade e são multiplicadores da informação. Estando preparados, eles podem incentivar os portadores de HIV a irem ao médico regularmente, fazerem exames, aderirem o novo método e, claro, a usarem sempre preservativo. Assim, poderemos reduzir a probabilidade de outras pessoas serem infectadas durante as relações sexuais”, disse.

Os 19 municípios que participaram do encontro recebem recursos do Ministério da Saúde (MS) para ações contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e foram definidos como prioritários pelo Ministério, devido aos altos números de casos de HIV registrados nestas cidades. São elas: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, Propriá, São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Barra dos Coqueiros, Lagarto, Campo do Brito, Ilha das Flores, Capela, Carmópolis, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Areia Branca, Boquim, Itaporanga d´Ajuda e Canindé do São Francisco. Em Sergipe, de 1987 até este ano, foram registrados 6.020 casos de HIV.

Os medicamentos antirretrovirais ficam disponíveis no Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com DST, HIV, Aids, localizado no Cemar do bairro Siqueira Campos e são disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Conhecimento

E a agente comunitária de saúde, Gildete Silva, que atua no município de Itaporanga d´Ajuda, conta que irá repassar para a população do município o que aprendeu no encontro. “Não conhecia a Prevenção Combinada e o encontro foi super produtivo. Saio com mais conhecimento e vou repassar para a população o que aprendi para o enfrentamento ao HIV. Este tipo de debate é primordial para o nosso trabalho”, declara.

Durante o encontro foram debatidas também outras ações de prevenção as IST, a exemplo do HPV e das hepatites virais, principalmente a B. “Existem vacinas contra o HPV e a hepatite B então, se tem como prevenir estas doenças, a população deve procurar as unidades de saúde. A luta contra o HIV e as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis é difícil por vários fatores. O poder público tem feito a sua parte, mas a sociedade precisa se conscientizar muito mais da importância do uso do preservativo nas relações sexuais. É preciso haver uma mudança de comportamento”, conclui Almir.

Fonte: ASN