Dia Mundial da Água: Saúde destaca a importância desta fonte de vida

Nesta segunda-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância desta fonte de vida essencial para o planeta. Neste ano, a ONU lançou o tema “Valorizando a água”, que tem como questionamento, “O que a água significa para você?”.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental Estadual (GVISAM), Alexsandro Bueno, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca responder a esta pergunta, mantendo ações que visam assegurar que o consumo da água ocorra com qualidade, através de uma vigilância constante, pautada na fiscalização dos fornecedores de água (estações de tratamento e fontes alternativas).

“A Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, área técnica da Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária, tem realizado constantes capacitações junto às vigilâncias sanitárias municipais, a fim de torná-las aptas à execução das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano”, disse o gerente.

Como a água está presente em quase todos os momentos de nossa vida, seja para higiene pessoal, consumo, preparo de alimentos, transporte ou ainda gerar energia, para Alexsandro a data simbólica tem como intuito evidenciar as discussões e preocupações relacionadas ao tema. “É o momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e a contaminação dos mesmos”, destaca.

Desenvolvimento Sustentável

A ONU lançou em 2015 os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo n° 6 é assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. “Em consonância com essa diretriz, o Governo de Sergipe tem se empenhado em atender à demanda pelo abastecimento de água, principalmente, em comunidades rurais que, neste momento de pandemia do coronavírus, se reveste de maior importância pois é fundamental a higienização corporal, dos ambientes, objetos de uso e das unidades de saúde. Foram feitos vários investimentos na perfuração e manutenção de poços e chafarizes”, relata Alexsandro Bueno.

Lacen

Diante da oferta de água, não se pode esquecer o aspecto de qualidade, já que várias doenças podem ser transmitidas por água contaminada. O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) realiza as análises de qualidade da água. “A manutenção de um programa de vigilância de qualidade da água requer a soma de diversos atores, dentre eles, a existência de um laboratório de saúde pública equipado para atender às diversas demandas de análises microbiológicas e físico-químicas da água consumida nos 75 municípios do Estado. A SES conta com o Lacen para esta tarefa”, finaliza o gerente.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)