Anvisa lança manual para bancos de leite humano


Já está disponível o manual “Banco de Leite Humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos”. A publicação eletrônica elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária é voltada aos profissionais de saúde dos bancos e aos técnicos das vigilâncias sanitárias municipais e estaduais, responsáveis pela fiscalização desses estabelecimentos.


O manual traz orientações referentes às atividades envolvidas no processamento do leite humano, tendo como foco os riscos associados a coleta. “O manual vai explicitar as medidas que devem ser tomadas para a implementação dos bancos, de forma a oferecer um serviço eficiente e seguro, de acordo com as exigências da vigilância sanitária”, explica a gerente de Tecnologia da Organização em Serviços de Saúde da Anvisa, Maria Ângela de Avelar Nogueira.


A publicação, baseada na RDC nº 171/2006 da Anvisa, foi elaborada em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Fernandes Figueira, primeiro banco de leite humano do Brasil. Atualmente existem 187 Bancos de Leite Humano cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR), sendo nove na Região Norte, 43 na Região Nordeste, 26 na Região Centro-Oeste, 82 na Região Sudeste e 27 na Região Sul.


Fonte: Anvisa