Os medos da pandemia

Compartilhamento

Duas notícias estão sendo acompanhadas bem de perto, em todo o mundo. No Brasil, os números de ambas não são nada animadores. O crescimento de casos e mortes de Covid-19 avança a passos largos, denunciando que estamos vivendo a segunda onda da doença. Do outro lado, há uma corrida para vacinar a população, e conseguir conter o avanço da pandemia.

Costumo assistir muito séries futurísticas, nem sempre animadoras como Os Jetsons, e que mostram um mundo sombrio, que leva todos aos limites, tanto do corpo, com racionamento de comida, água…, quanto mental e emocional. E essas situações levam anos a fio. Posso citar aqui O Expresso do Amanhã, A Chuva, Os 100 e Cidade dos Mortos, dentre muitos outros, como a trilogia Matrix.

Estamos há pouco mais de um ano do surgimento do Coronavírus e da decretação de isolamento social. Um ano de famílias, separadas, onde beijos e a braços são restritos. Um ano onde cada pessoa enfrentou, ao seu modo, seus medos, temores, fantasmas. Um ano de mortes de pessoas distantes, de colegas, amigos, familiares, gente mais próxima… A sanidade mental foi colocada em cheque…

E quem contraiu a doença, não adianta se culpar ou culpar alguém pela situação. O vírus é invisível!

O que resta a cada um é fazer a sua parte: tá exaustivo, cansativo, mas respire, evite aglomerações, use sempre máscara e não esqueça de sempre higienizar as mãos, com água e sabão ou álcool 70%. E seguimos na fé por dias melhores.

Distribuição de vacinas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na tarde de ontem, 23, a distribuição para os 75 municípios sergipanos da nova remessa de vacinas contra a Covid-19 que chegou a Sergipe no último sábado. A entrega será finalizada hoje. Foram 35.600 doses da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan, e 21.750 da Oxford/AstraZeneca, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As doses se destinam a imunização de idosos com 70 anos a mais.

Sacola Solidária

Durante o mês dedicado à mulher, o RioMar Aracaju e o Shopping Jardins promovem campanha solidária em benefício da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). Para contribuir com os trabalhos da instituição que acolhe e apoia crianças e adolescentes com câncer, basta acessar os canais de compras online dos empreendimentos e efetuar a doação.

Como ajudar?

Em www.riomararacajuonline.com.br e www.shoppingjardinsonline.com.br ou nos aplicativos RioMar Aracaju Online e Shopping Jardins Online (Android e iOS), é só acessar a aba ‘Loja Solidária’ e escolher uma das sacolas com valores a partir de R$ 5. O processo funciona como uma compra normal. Basta incluir o item em sua sacola, finalizar a compra com o cartão de crédito e o valor doado será destinado integralmente à Avosos.

Inclusão de quem tem Down

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos Humanos, promoverá no dia 29 de março, a partir das 15h, o Webinário “Inclusão das pessoas com Síndrome de Down”, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. O evento é destinado aos membros, servidores e estagiários do MPSE, mas aberto também à participação de todos os interessados. A transmissão será feita por meio do canal do MPSE no YouTube e terá palestras da promotora de Justiça da 7ª Promotoria de Justiça Distrital de Aracaju, Ana Galgane Paes; e a procuradora do Estado de Sergipe, Rita de Cássia Matheus dos Santos Silva, que também é professora de Direito Constitucional e diretora de Relações Públicas da Cidown.