Viva Bem entrevista dentista Valdinete Melo sobre Técnica de Estética Orofacial

O Canal Viva Bem traz dicas e orientações sobre a técnica de Estética Orofacial. O método não invasivo, proporciona um rejuvenescimento facial harmônico e a redução de linhas de expressão, rugas e até mesmo o fim do sorriso gengival. Para falar sobre o assunto, o Viva Bem entrevistou a dentista Valdinete Melo, que explicou como essa técnica funciona.

De acordo com a dentista Valdinete Melo, essa técnica de harmonização facial melhora a autoestima das pessoas. “Não existe uma fonte da juventude, mas é preciso envelhecer bem e essa técnica faz a harmonia nos músculos para diminuir as rugas e as expressões mais fortes do rosto, que torna a pessoa com a fisionomia mais envelhecida. A toxina botulínica é uma dessas técnicas, que harmoniza os músculos prevenindo essas rugas e expressões. A vantagem desse método é que não é uma plástica, pois o método serve para tratar e harmonizar os músculos para que não precise realizar a plástica. O importante é fazer o método de uma forma natural e agora já foi autorizado pelo Conselho de Odontologia para o dentista trabalhar com a estética, ou seja, em toda a face”, destacou.

A dentista Valdinete Melo ainda afirmou que com essa técnica, não é preciso realizar a plástica. “Temos a toxina botulínica, onde pode ser tratada as rugas de expressão e também os músculos da parte de cefaléia, para diminuir as enxaquecas. Esse método trabalha os músculos do sistema de tensão para a redução da cefaléia, que na maioria das vezes é tensional. Muitas pessoas não sabem que os dentes são grandes causadores da cefaléia, e com a toxina botulínica conseguimos com mais facilidade trabalhar com os músculos para relaxá-los”.

O diagnóstico para saber a causa das dores de cabeça pode ser feito por vários especialistas. “Nós dentistas avaliamos os músculos, a quantidade de dentes e a questão da tensão muscular, pois 90% dos casos são tensionais, posturais e também a oclusão, que é trata as relações de mordida entre a arcada dentária superior com a inferior. Até mesmo as dores que o neurologista cuida também podem ser tratadas com essa técnica. No caso da cefaléia, o tratamento é uma injeção onde é aplicada a toxina botulínica para relaxar o músculo”, frisou a dentista alertando que um tratamento normalmente é de quatro meses e caso as dores retornem pode ser reaplicada a toxina, pois apenas com menos de três meses não pode ser reaplicado o produto.

Existem muitas áreas do rosto que pode ser realizada essa técnica. Com relação aos lábios, há diversos tratamentos para harmonizar o tamanho ideal para o rosto e ficar visualmente melhor. “É interessante fazer antes uma avaliação para saber se o que o paciente quer mudar na face está de acordo para o ideal, para ficar algo natural, sem mudanças trágicas na fisionomia da pessoa. Uma pessoa com o lábio muito fino, querer ficar com o lábio muito grosso, pode não ser tão legal visualmente. Então o importante é conversar e fazer o melhor para o paciente”.

Outra coisa que a toxina botulínica trata é a paralisia facial, pois estimula o músculo e relaxa a face com a Laserterapia. “Existem vários tipos de paralisia facial, seja por meio de um AVC ou por qualquer outro motivo que comprometa um músculo na face ou o rosto por completo. Primeiro nós compensamos o músculo com a toxina e ativamos o músculo com o laser infravermelho”, disse a dentista.

Na pele, o paciente pode melhorar em vários aspectos, seja com a toxina ou com o preenchimento. “Em uma paciente com uma pele mais desidratada utilizamos um ácido mais fluido para hidratar a pele e melhorar o colágeno. E é preciso ficar sempre tratando, é a mesma coisa quando a pessoa pinta o cabelo e depois volta ao cabeleireiro para retocar, e da mesma forma o preenchimento precisa ser retocado, para fazer a manutenção na pele”.

No colo e pescoço também pode ser realizada as técnicas para melhorar a flacidez. Já no nariz, é preciso avaliar se dá para fazer, pois depende do tamanho e em alguns casos, apesar de melhorar o formato, apenas a cirurgia plástica pode melhorar. O sorriso gengival também pode ser tratado com essa técnica. “O sorriso gengival é a hiperfuncão do músculo que levanta os lábios e ao sorrir a gengiva fica muito exposta. A melhor forma para esse tratamento é com a toxina botulínica, que relaxa os músculos para que o sorriso fique mais harmônico sem a aparência da gengiva. Muitas crianças e jovens possuem esse problema e o procedimento pode ser realizado também em idades menores. Aliás, o tratamento pode ser feito em qualquer idade, apenas em mulheres gestantes não podem ser feitos os procedimentos. Lembrando que os nossos procedimentos não têm dor, pois é realizado com anestesia odontológica”, finalizou Valdinete Melo.

Por Fernanda Sales

Fotos: Divulgação