VERÃO

Apesar de muitas vezes passarem despercebidas na paisagem urbana, as árvores são responsáveis por amenizar o grande mal do verão: o calor intenso. Pensando no bem estar da população, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), trabalha na arborização e manutenção das áreas verdes da cidade, com o intuito de minimizar os efeitos do clima quente.


A Emsurb possui 18 carros-pipa e mantém poços artesianos nas praças e logradouros para facilitar a irrigação. O serviço é feito em três períodos: das 7 às 11 horas, das 14h30 até 16 horas, e, por fim, às 20 horas. No verão, entretanto, o trabalho é intensificado por conta das altas temperaturas, que podem matar a vegetação, caso não haja o devido cuidado.


“A preparação para o verão é feita com antecedência, ainda no inverno. Planejamos o aumento na produção de mudas de plantas e carros-pipa, como também na suplementação orgânica da terra que vai para a cidade. Tudo é feito para melhor suportar os efeitos do calor”, explica a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.


De acordo com o coordenador de paisagismo da Emsurb, Ademilson Vieira, as espécies plantadas na cidade são escolhidas porque se adaptam bem ao nosso clima. “Ultimamente plantamos espécies diferentes, como araucária, ipê e urucuns. Elas não são da nossa região, mas se adaptam bem aqui”, detalha o paisagista.