FEIRA DE SERGIPE


A Prefeitura de Aracaju vai lançar na noite de hoje, quinta-feira, na Feira de Sergipe, o primeiro mapa turístico da capital sergipana feito com base cartográfica. A publicação, elaborada para facilitar a locomoção dos turistas que visitam a cidade, será distribuída gratuitamente no estande da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Alguns exemplares também estarão disponíveis nos postos de informações turísticas localizados na Colina do Santo Antônio, Mirante da Praia 13 de Julho, Memorial da Bandeira, Mercado Thalles Ferraz, aeroporto e orla da praia de Atalaia.


 


Nessa primeira tiragem, foram impressos 4.000 mapas de bolso com recursos próprios do município. “Estamos buscando patrocínio para viabilizar novas tiragens. Esse mapa é uma solicitação antiga dos turistas que vêm para cá e querem conhecer a cidade, seja a pé, de carro ou de ônibus. Ele situa os visitantes e faz com que eles possam chegar sem dificuldade aos nossos pontos turísticos”, ressalta a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bazerra, responsável pela publicação.


 


Além dos nomes de ruas e avenidas, o mapa traz a localização exata de praças, parques, museus, teatros, praias, terminais de integração, aeroporto, rodoviária, entre outros. A publicação também conta com fotos, dicas de passeios, dados relevantes e curiosos sobre Aracaju, um breve texto sobre a história da capital e ainda três sugestões de roteiros para o interior do Estado (Xingó, Costa das Dunas e Manguezais e cidades históricas).


 


Segundo o presidente da Funcaju, Sérgio Oliveira, o trade turístico como um todo carecia de um material como esse. “O mapa vem para facilitar a vida dos turistas e também para fazer com que aqueles que trabalham no setor de turismo possam atender as necessidades dos visitantes. Antes, os turistas pediam esse tipo de orientação e nossos profissionais não tinham como dar. Agora isso não vai mais acontecer porque temos a nossa disposição um material de qualidade, com todas as informações sobre nossas potencialidades”, destaca.


 


O mapa foi feito a partir do levantamento cartográfico realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Eles nos forneceram todos os dados e nós acrescentamos informações importantes para o turista. É o primeiro mapa elaborado dessa maneira, com precisão geográfica, quadrantes bem definidos, limites e recortes de Aracaju. As publicações anteriores foram feitas com base pictográfica, ou seja, desenhos aproximados da cidade, que, é claro, traziam algumas imperfeições”, conta Tanit.


 


Feira de Sergipe


A Feira de Sergipe, onde acontece o lançamento do mapa turístico de Aracaju, foi aberta na última terça-feira e vai até o próximo dia 25, sempre das 17 às 23 horas. O evento, promovido há dez anos pelo Sebrae, está sendo realizado na praça de eventos da Orla de Atalaia. No local, foram montados 254 estandes para divulgação e comercialização de artesanato, comidas típicas, produtos e serviços de pequenos empreendedores de todo o Estado.