UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Durante toda a manhã desta terça-feira, 2, técnicos da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizaram uma vistoria em quatro Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa visa acompanhar o andamento de obras de ampliação e reforma das unidades.

Composta pela secretaria de Obras, de Saúde e de Planejamento, a equipe verificou as instalações das unidades. O primeiro local a ser visitado foi o futuro posto do conjunto Jardim. Diante da situação do local, a equipe técnica constatou a necessidade de uma sondagem no terreno. Segundo Thiago Souza, secretário de Obras, o objetivo principal é manter a qualidade do serviço para os cidadãos e, principalmente, a comunidade. “A obra está paralisada de forma temporária, pois estamos aguardando a compatibilização dos projetos de fundação devido ao terreno ser argiloso e muito perigoso para construção. Além disso, por questão de segurança pedimos uma sondagem em toda área, já que todas as obras do município prezam na qualidade e segurança”, informa.

Ainda dentro do conjunto, a equipe seguiu para a Unidade Básica Dr. Eduardo Vital. Com as obras bastante avançadas, o local conta com a estrutura e acabamentos bem definidos. Em virtude da realidade, a unidade pode estar pronta nos próximos 35 dias. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a rede atende aproximadamente 18 mil pessoas e possui uma equipe de profissionais adequada para prestar os serviços. Ao todo, são cinco equipes de saúde da família, cinco médicos, cinco enfermeiros, cinco auxiliares de enfermagem, cinco dentistas e quatro equipes de saúde bucal.

Para Saulo Eloy, secretário de Saúde, a unidade é só mais exemplo do investimento que a administração municipal vem dando aos serviços de saúde em Socorro. “Essa visita técnica de avaliações de reforma das unidades de saúde acompanhamos para poder entregar à comunidade um equipamento de saúde devidamente reformado com a condição muito mais aprazível, urbana de atendimento e acolhimento ao cidadão. De um modo geral, o município é um canteiro de obras de saúde, temos mais de dez acontecendo simultaneamente sendo, inclusive, um marco”, comenta.

Assim como o conjunto Jardim, a equipe acompanhou as unidades Alcides Alves e Dr. Lauro Maia, na Tabocas e Sobrado, respectivamente. Questões como segurança, acessibilidade, calçamento, testeira, telhado, planejamento da logística das salas foram devidamente avaliados de forma que as obras tenham um andamento adequado. Ainda dentro do acompanhamento, em todo o momento Gledson Oliveira, secretário de Planejamento, sinalizou a concretude e veracidade do projeto licitado com a situação e realidade atual.