HEPATITES VIRAIS

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho, foi lembrado em Aracaju com a realização de panfletagem de mobilização pela prevenção da doença. A ação, realizada na avenida Beira Mar, na rótula que dá acesso ao bairro Coroa do Meio, integra a programação da Semana de Luta contra as Hepatites Virais, que está sendo promovida pela Secretaria da Saúde através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

A blitz, realizada das 17h às 19h, contou com a parceria de agentes do Programa de Redução de Danos (PRD) contra Álcool e Drogas e da SMTT. A cada abordagem, motoristas e pedestres receberam material educativo, laço amarelo simbolizando a campanha, além de preservativos masculinos.

A técnica do programa de DST/Aids, Marília Uchoa, explicou  que o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais  é uma data para reforçar que essas enfermidades são silenciosas e perigosas. "Quando não tratadas ou não diagnosticadas em tempo, podem levar ao câncer de fígado ou à cirrose e consequentemente à morte".

Quem foi abordado pelos agentes recebeu informações sobre como receber a vacina contra o vírus da Hepatite B e onde é feita realização do teste rápido para diagnóstico das hepatites B e C. O resultado é dado em poucos minutos após os testes, que estão disponíveis no município através das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos.

As Hepatites do tipo  "D" e "E" são pouco frequentes na população mas podem ser identificadas por meio do exame de sorologia, que também está disponível em todas Unidades de Saúde da Família de Aracaju.

Confira o cronograma:

– Dia 29/07 – 14h – Palestra sobre Hepatites Virais na Casa de Apoio O Bom Samaritano;

– Dia 30/07 – 14h às 17h – Teste-rápido CAPs Primavera

– Dia 31/07 – 13h – Palestra sobre Hepatites Virais, vacinação contra Hepatite B e distribuição de insumos de prevenção SEST/SENAT.

– Dia 01/08 – 15h às 18h – Teste-rápido no Mercado Municipal – com os moradores de rua;

– 19h às 21h – Stand educativo na praça General Valadão, no Centro, com as profissionais do sexo, com distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante) e panfletos informativos sobre Hepatites Virais.

DIA 04/08 – IV Encontro com Profissionais de Salão de Beleza e Tatuadores sobre Prevenção às Hepatites Virais

Local: Auditório Antônio Vieira Santos, anexo ao Colégio Municipal Presidente Vargas, praça Dom José Thomas, bairro Siqueira Campos. Horário: 13h.

– Dia 06/08 – Teste-rápido com a população LGBT (bairro América) – 19h

– Dia 13/08 – Teste-rápido com a população LGBT (bairro Santos Dummont) – 19h

– Dia 14/08 – 13:30h – Ação com adolescentes, sobre prevenção às DST/HIV/Hepatites Virais, com alunos da Escola Municipal Presidente Vargas.

– Dia 20/08 – Teste-rápido com a população LGBT (bairro Lamarão)

– Dia 27/08 – Teste-rápido com a população LGBT (bairro Médici)

– Dia 31/08 – Teste-rápido durante a Parada Gay (Orla da Atalaia) – 15h

– Dia 03/09 – Teste-rápido com a população LGBT (bairro Porto Dantas)

– Dia 10/09 – Teste-rápido com a população LGBT (bairro Santa Maria)

– Dia 17/09 – Teste-rápido com a População LGBT (Bairro Industrial)

– Dia 24/09 – Teste-rápido com a População LGBT (Bairro Bugio)

Para mais informações, ligar para Débora Oliveira (coordenadora do Programa DST/Aids da Saúde de Aracaju) pelo telefone 8819-1079.