Hospital Regional de Estância está preparado para atender vítimas de queimaduras

Por estar situado em um município onde a tradição junina de fogos é altamente presente, o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, em Estância, se preparou, antecipadamente, para atender uma possível demanda no setor de queimados. De acordo com a superintendente da unidade, Luciana Carvalho, a equipe participou de cursos de capacitação e de qualificação, com foco nesse tipo de assistência. 

“Tanto a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) quanto a própria Secretaria de Estado (SES) se preocupou em requalificar as equipes para o atendimento às vítimas de queimadura por fogos de artifício e fogueiras. Há cerca de dois meses, os profissionais vêm participando de cursos de Educação Permanente, inclusive dentro da própria unidade, prezando pela qualidade do serviço que é oferecido”, ressaltou a gestora. 

O balanço dos primeiros 20 dias do mês de junho mostra que o Hospital Regional já prestou atendimento a 19 vítimas de queimaduras. “Desse total, seis foram registrados neste último final de semana, cinco casos em pacientes maiores de 30 anos e o sexto em um adolescente de 18 anos de idade”, detalhou. Para a superintendente, apesar da tradição que envolve a Guerra de Espada e o famoso Barco de Fogo, é preciso cautela da parte de quem participa, pois ambos os costumes juninos mexem diretamente com fogo. 

“O número de incidentes registrado até agora ainda é considerado baixo. Mas, para manter esse quadro positivo, reforçamos com a população que tenha cuidado quando for manusear qualquer tipo de artifício junino. Estância é um grande pólo dos festejos, onde a grandiosidade da cultura popular continua presente e, para que esse brilho não diminua, é essencial essa prudência”, orientou, assegurando que a equipe de cirurgiões e enfermeiros está totalmente preparada para qualquer tipo de ocorrência. 

Fonte: Ascom SES