SUS fará cirurgia de mudança de sexo

Canal Viva Bem


Os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão fazer cirurgias de mudança de sexo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que a portaria que autoriza a realização do procedimento será assinada até o final do mês de junho. O pronunciamento foi feito quinta-feira, 5/6, na abertura da 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (GLBT), em Brasília.


Temporão adiantou que a portaria trará os critérios para a realização desse tipo de cirurgia e que o credenciamento será restrito a poucas instituições, devido à complexidade do procedimento. O número de unidades que serão autorizadas a fazer a cirurgia não foi divulgado, mas o ministro já afirmou que serão hospitais universitários ligados a grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


A cirurgia de mudança de sexo foi aprovada como procedimento médico pelo Conselho Federal de Medicina há 11 anos. No Brasil, o procedimento é feito apenas em clínicas e hospitais particulares e é de alto custo.


Fonte: Saúde Business Web