SMS desenvolve ações de alerta e prevenção ao colesterol

Canal Viva Bem

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta quarta-feira, 8, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta sobre tema, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de controlar os níveis do colesterol para uma vida mais saudável. Isso porque, quando os níveis do colesterol estão altos, há maiores chances do surgimento de diversas doenças sérias. 

Além do cuidado com a alimentação e a importância do acompanhamento médico frequente, para detectar possíveis problemas em relação ao assunto, os especialistas apontam a prática de atividades físicas como um dos fatores que mais auxiliam a melhora do colesterol alto.

Atualmente, o município oferece, através da SMS, diversas ações voltadas para a saúde e o bem-estar que, consequentemente, auxiliam na redução das taxas de colesterol. Uma delas é a prática de exercícios físicos através do Programa Academia da Cidade.

“Nosso programa mobiliza, fortalece e integra recursos disponíveis para a comunidade promovendo comportamentos preventivos que podem melhorar o estado geral de saúde, física, mental e comportamental. A atividade física ajuda a melhorar vários indicadores em saúde, como hipertensão, diabetes, artrose, cardiopatias e depressão. Quando você começa a usar atividade física você gasta a gordura acumulada e baixa o colesterol. É mais difícil controlar sem atividade física”, ressalta o coordenador do Programa Academia da Cidade (PAC), Magno Carvalho.

Muito comum na população idosa, o colesterol alto representa um alto risco para este grupo de pessoas. Pensando no bem-estar da terceira idade a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio, que fica no bairro Castelo Branco, desenvolve o grupo de convivência para idosos, intitulado: o grupo Jovens Há mais Tempo.

A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Rita Dantas, explica como é feito o trabalho na unidade. “Temos atendimentos clínicos e palestras nutricionais, onde os idosos são ouvidos e debatem sobre educação em saúde. O nosso grupo, atualmente, é composto por 25 idosos, e somente com esta ação conseguimos aliar debate, socialização e integração à promoção à saúde. Com as reuniões semanais que realizamos com o grupo, estes idosos adoecem menos e também acessam menos a unidade por problemas de saúde”, ressaltou.

Dicas

A referência técnica de nutrição da SMS, Vanessa Barreto, explica quais são as medidas que devem ser tomadas para um melhor controle das taxas. “O colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Portanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Não é aconselhável comer carne vermelha todo dia, é preciso variar com carnes brancas ou carne de soja. Peixes são excelentes para ajudar no controle do colesterol, e se for consumir carne vermelha é melhor que não seja frita”, explicou.

Entre os alimentos que ajudam a regular o colesterol, Vanessa, cita principalmente os ricos em fibra, como aveia, alimentos integrais em geral, castanhas, nozes. Ela ainda enfatiza a importância das frutas. “Deve-se comer de 3 a 4 porções de frutas por dia. Legumes e verduras também devem ser alimentos diários na mesa das pessoas. Porém, esses alimentos têm que entrar na dieta junto com a retirada dos mais gordurosos. Comer pizza, ir ao fast-food, comer enlatados e congelados não tem problema quando é eventualmente. O problema é trocar sua refeição tradicional por hambúrguer. A frequência exagerada do consumo desses alimentos é o que está adoecendo as pessoas”, acrescentou. 

Fonte: AAN