A Secretaria de Saúde do Estado (SES), com o objetivo de promover a saúde mental aos trabalhadores e aos gestores, promoveu uma mesa redonda no auditório do Centro Administrativo da Saúde, durante a manhã da última terça-feira, 26.
Inspirado pelo setembro amarelo, o encontro discutiu sobre o tema: transtorno mental relacionado ao trabalho. “A saúde mental é primordial para todo e qualquer indivíduo. Por isso a importância da gente pensar em formas de cuidar, de prevenir o adoecimento no trabalho, que é um dos principais fatores de risco”, diz o psicólogo do Cerest Sergipe, Elder Magno Freitas.
Ainda de acordo com o psicólogo, a ação é para promover a saúde mental do trabalhador, e também para sensibilizar gestores, empregadores e trabalhadores sobre a necessidade de espaços de escuta, de acolhimento e de cuidado em saúde mental, bem como formas de autocuidado do trabalhador para consigo mesmo.
Segundo o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Fabrício de Amorim, a saúde mental está como um principal pilar na vida do indivíduo. “Passamos mais tempo no trabalho do que com a nossa própria família. Temos que viver em um ambiente saudável, para não prejudicar a nossa saúde mental, e nesses espaços de discussão que a gente tem a oportunidade de afastar tabus, preconceitos, estereótipos e de poder compreender que a saúde mental é essencial”, frisou o juiz.
O evento aconteceu por meio da gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/SE) e do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20).
por Beatriz Fernandes com orientação de Alexandra Brito