Sesc faz parceria com UFS para implantar o Projeto Hortas


O Serviço Social do Comércio (Sesc/SE), através do Programa Mesa Brasil assinou ontem às 15h, na sede do Sesc, a assinatura do convênio de parceria com a Empresa Júnior de Agronomia – COPLAG, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para implantar o Projeto Hortas nas instituições cadastradas no programa.


 


O projeto nasceu a partir do diagnóstico de áreas com potencial para plantio de hortas, visando suprir a necessidade de gerar autonomia institucional, através de maior disponibilidade de alimentos com qualidade. Essa ação tem como objetivos contribuir com o valor nutritivo da alimentação, estimular a valorização a terra e a importância dos alimentos saudáveis e seguros.


 


Segundo a diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, além de oferecer mão-de-obra qualificada, a parceria com a COPLAG é fundamental para a avaliação do terreno e o planejamento de custos. O Projeto Hortas será implantado, inicialmente, na Sociedade Protetora Casa Maternal Amélia Leite e funcionará como horta modelo.


 


O Programa Mesa Brasil SESC, implantado em Sergipe há cinco anos, trabalha com o objetivo de reduzir a fome e a desnutrição através da doação de alimentos excedentes ainda próprios para consumo humano. Sua fundamentação teórica baseia-se no conceito de segurança alimentar e nutricional sustentável.


 


Em fevereiro de 2003, o SESC Nacional assinou o protocolo de cooperação e parceria com o Governo Federal nos esforços de combate à fome no país, assumindo o compromisso de implantar o Programa Mesa Brasil em todas as Administrações Regionais. O SESC Sergipe integrou-se à ação social em 2003 com o apoio inicial de cinco empresas doadoras. Hoje, cinco anos depois, o Programa conta com a parceria de 65 empresas e tem devidamente cadastradas 43 instituições receptoras.