SES abrirá processo seletivo para a contratação de 800 profissionais da saúde

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, anunciou a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 800 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas e outras especialidades. O governador do Estado, Jackson Barreto, autorizou a contratação na última quinta-feira, 21, e, segundo o secretário, o edital para o processo seletivo deverá ser publicado no Diário Oficial de Sergipe em breve. O anúncio foi deito durante entrevista ao radialista George Magalhães. 


“Essa é mais uma boa notícia que estamos dando à população. O governador autorizou a contratação de 800 profissionais para atuarem na Rede Estadual de Saúde e isso será feito imediatamente, através do processo simplificado. Com a chegada de mais profissionais, potencializaremos os atendimentos e conseguiremos melhorar ainda mais a assistência aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde)”, informa.

Outro assunto que recebeu destaque durante a entrevista foram os grandes investimentos que a atual gestão tem feito na Oncologia do Hospital Urgência de Sergipe (Huse), oferecendo um tratamento de mais qualidade aos pacientes com câncer. Inclusive, o secretário frisou a chegada do acelerador linear ao Huse na última quinta-feira, para o funcionamento da segunda unidade de Radioterapia do hospital.

“A chegada do acelerador linear é um marco em Sergipe. O equipamento, importado do Canadá, já está sendo instalado no Huse para abrirmos a segunda unidade de radioterapia do hospital, onde poderemos ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes com câncer. Na verdade, com a nova unidade, vamos dobrar as sessões de Radioterapia, passando de 70 diárias para aproximadamente 140. O novo acelerador é um equipamento grandioso e eficiente no combate ao câncer. Estamos completando oito meses de gestão na Secretaria e, com certeza, já conseguimos dar outra fisionomia à saúde pública de Sergipe”, afirma.

Mais investimentos na Oncologia

Ainda na área da Oncologia, Almeida citou também outros avanços, como o retorno do funcionamento da braqueterapia (que é um tipo de radioterapia interna), a contratação da clínica Clinradi, para a prestação de serviços na área de radioterapia para cerca de 300 pacientes oncológicos que faziam tratamento fora do estado, e ,também, a aquisição do novo tomógrafo para a Oncologia do Huse que, inclusive, já está sendo instalado.

“A área da Oncologia melhorou surpreendentemente nos últimos meses. Diante da economia de recursos que a secretaria vem fazendo, temos conseguido investir e mudar esta área. Além do acelerador linear, colocamos pra funcionar a braqueterapia, contratamos os serviços da Clinradi e acabamos com o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) e os pacientes com câncer não precisam mais viajar para fazer tratamento, e adquirimos um novo tomógrafo da Siemens que já está sendo instalado na Oncologia. Para se ter uma ideia, quando assumimos a gestão, tínhamos uma fila de mais de 500 pacientes para a radioterapia e hoje, temos pouco mais de 150. Ou seja, saímos de uma situação de calamidade para uma situação de mais alivio para os pacientes”, declara.

Outros tomógrafos

Na entrevista, o secretário ressaltou também a importância dos outros tomógrafos que estão sendo instalados nas unidades de saúde do estado. Ele lembrou que, quando a atual gestão assumiu a pasta, não havia nenhum tomógrafo funcionando na Rede. Atualmente, há um equipamento deste no Pronto Socorro do Huse em pleno funcionamento.

“Os três novos tomógrafos que foram adquiridos com recursos próprios da SES em um investimento de quase R$ três milhões já estão na Rede e um deles já está sendo instalado na Oncologia do Huse e há outro novo também no hospital que chegou há poucos dias e será instalado na área de imagens do Huse. O outro novo equipamento está no Hospital Regional de Itabaiana, que está sendo reformado em ritmo acelerado para a instalação do tomógrafo. Já o tomógrafo da Pediatria do Huse, que é o mais potente com 64 canais, deverá começar a funcionar nos próximos dias e mais um tomógrafo será encaminhado para o Hospital Regional de Estância. Quando assumimos a gestão não havia um tomógrafo funcionando na Rede e em pouco tempo já mudamos esta realidade”, disse.

Compra de 900 equipamentos

Além da aquisição dos tomógrafos, o secretário comentou sobre a compra da ressonância magnética por R$ 3,2 milhões que irá para o Huse e anunciou também a aquisição, através de locação que está sendo feita por meio de processo licitatório, de cerca de 900 equipamentos médicos que serão distribuídos para a Rede.

“Compramos a ressonância, e estamos concluindo o processo licitatório para a locação de pouco mais de 900 equipamentos médicos, como desfibriladores, monitores multiparamétrico, ventiladores pulmonar, incubadoras, ultrassom, raiox, carro de anestesia, berço aquecido, cardiotocógrafo, eletrocardiógrafo, entre outros, para serem entregues às unidades da Rede. Muitos destes equipamentos vão para os Hospitais Regionais que encontramos completamente desaparelhados. Temos investido nos Regionais, todos estão funcionando e estes equipamentos melhorarão significativamente o atendimento no interior do estado”, afirma Almeida.

Maternidade

E para potencializar e melhorar ainda mais a assistência às gestantes e recém-nascidos, o secretário falou sobre a reestruturação da Maternidade Hildete Falcão, que está prevista para ser entregue ainda este ano. “Estamos reestruturando a Hildete Falcão que estava abandonada há mais de nove anos. Firmamos mais este compromisso com a população e queremos entregá-la ainda este ano. Não temos medido esforços para oferecer um SUS de mais qualidade aos sergipanos e estamos mostrando que, com muito trabalho, a saúde pública tem jeito sim”, conclui Almeida Lima.

Fonte: ASN