Secretaria Municipal da Saúde distribui repelentes a gestantes

Uma das maneiras de precaução contra o mosquito Aedes Aegypti é o uso constante de repelentes. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou entrega de repelentes às gestantes da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no Bairro Industrial.

Antes da entrega dos repelentes foram realizadas palestras educativas sobre o assunto para alertar as gestantes sobre como prevenir-se contra o mosquito. Os mesmos estão sendo entregues nas 43 unidades de saúde do município de Aracaju. Segundo a equipe, o uso do repelente não é proibido para gestantes, o indicado é que se utilize de acordo com as normas prescritas nos rótulos do produto. Os repelentes devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo.

"Já temos cerca de 1.600 gestantes cadastradas que irão receber os repelentes mensalmente. As que ainda não fizeram cadastro e nem tem acompanhamento, devem procurar a Secretaria de Saúde para que possamos ajudá-las e orientá-las. Essa é uma ação que definimos logo quando começou essa epidemia de microcefalia e agora nós estamos colocando em prática", afirmou a assessora de Comunicação da Saúde, Alexandra Brito.

Para a supervisora da Unidade, Rute Pereira, essa é uma forma de prevenir e preparar as gestantes para o parto. "Nós realizamos constantemente aqui na unidade palestras para orientar as mães de como combater a dengue, zika e chikungunya. Nós também queremos prepará-las para o tempo de gestação, para que não se torne um processo traumático para elas. Hoje, nós temos uma preocupação maior com essas doenças e estamos fazendo essa entrega de repelentes para melhor ajudá-las a não contrair as doenças", explicou.

"Essa ação aqui da unidade vai me ajudar bastante. A palestra foi muito esclarecedora e de suma importância. Estava com várias dúvidas e elas foram esclarecidas. Estou com seis meses de gestação e estou fazendo o máximo para prevenir a mim e meu bebê dessas doenças", disse a gestante Sheila Souza.

"Eu acredito que vai contribuir bastante para amenizar os casos de dengue por aqui. O pessoal aqui da unidade tem realizado um trabalho muito bonito com a gente e tem nos alertado para nos prevenirmos das doenças. Já estou cadastrada e todo mês irei receber um repelente, isso é bom demais. Quero mais saúde para mim e meu filho" comemorou Patrícia Graziela, gestante de 3 meses.

Fonte: AAN