Saúde de Aracaju promove sensibilização na Semana Mundial da Amamentação

Canal Viva Bem
Fotos: (Ascom/SMS)

Na manhã desta quarta-feira, 5, alunos do 9º período do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apoiaram a ação da Secretaria Municipal de Aracaju (SMS), através do Programa Saúde da Criança, que está sendo realizada durante esta semana no Shopping Riomar. Foi montado um stand, para que mães possam amamentar seus bebês, como também esclarecer dúvidas. A iniciativa faz parte das ações voltadas a celebração desta, que é a Semana Mundial de Amamentação.

A professora do curso, Ana Sílvia Moccelin, afirma que ao trazer os alunos para o stand, a proposta foi fazer com que eles pudessem atuar como agentes sensibilizadores da importância de amamentar. “Estes estudantes já estão quase concluindo o curso e já passaram pela vivência nas Unidades de Saúde da Família (USF), e por isso já possuem uma certa bagagem de conhecimento e contato com o público, podendo contribuir de maneira eficaz nesta ação, fortalecendo a parceria com a SMS”, ressaltou.

Ainda segundo ela, é importante lembrar que independente de ter ou não stand montado, a amamentação pode ser feita em qualquer espaço público, pois na hora que o bebê sente fome, deve ser alimentado. Os alunos realizaram um levantamento sobre questões voltadas a amamentação que será utilizado no desenvolvimento de atividades do curso e visitaram algumas lojas, incentivando as mulheres a lutar pelo direito de licença por seis meses.

A senhora Ana Cleide Pinheiro, visitou o stand e compartilhou sobre a experiência de amamentação que teve com os dois filhos. “Eu pude perceber na prática a importância da amamentação. O meu primeiro filho mamou por apenas quatro meses, e o segundo por 13 meses, o que mamou mais, tem uma saúde de ferro, já o que mamou menos, enfrenta problemas com a saúde periodicamente”, pontuou.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Criança de Aracaju, Rita Bittencourt, o aleitamento materno melhora não só a saúde do bebê, mas da mãe também. “Para a mãe, a amamentação diminui o sangramento pós-parto, assim como evita o desenvolvimento de uma anemia, de câncer de mama e de ovário. Já para o bebê, além de promover o crescimento, facilita o aprendizado da criança e o desenvolvimento do sistema nervoso”, alertou a coordenadora.

O espaço ficará aberto até o próximo dia 8, todos os dias, das 14h às 22h.

Fonte: AAN