Dengue: carros fumacê nos bairros São Conrado e Santos Dumont

A Secretaria Municipal de Aracaju (SMS) informa que entre os dias 03 e 06 de agosto, mais dois bairros da Capital – São Conrado e Santos Dumont- receberão a presença de carro fumacê contra o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika ou Chikungunya. A ação acontecerá, simultaneamente, em dois horários, a partir das 5h da manhã e após às 17h, justamente período propício para eliminar o mosquito vetor dessas doenças.

Com a inclusão dessas duas novas localidades, no calendário de ação, o Município atinge um raio de atuação que compreende 18 bairros aracajuanos. Segundo a coordenadora do Programa de Combate a Dengue, Taíze Cavalcante, este trabalho é feito em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, que cede os carros fumacê para atuação na Capital.

“Estamos monitorando alguns bairros, que apresentaram índice de infestação preocupante. No terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que aconteceu em maio deste ano, os bairros São Conrado e Santos Dumont apresentaram médio-risco, considerado como ‘alerta’. Na época, que realizamos esta pesquisa, muitos aracajuanos estavam apresentando doenças com sintomas semelhantes ao da dengue (principalmente vermelhidão pelo corpo) e isso nos levou a fazer ações mais incisivas de combate”, disse Taíze, informando que atualmente, os bairros São Conrado e Santos Dumont estão estáveis, porém, os trabalhos não podem cessar.

De acordo ainda com a Coordenadora, os cidadãos devem abrir portas e janelas para que a fumaça percorra todos os cômodos. “O mosquito Aedes aegypti voa a uma altura máxima de um metro, então é preciso que a fumaça abranjam as áreas de acesso destes animais. A passagem dos carros fumacê, neste momento, é para fortalecer ainda mais as ações de combate que já realizamos diariamente em Aracaju. Frisamos que é aconselhável proteger alimentos para que o produto não os contamine, e se possível não deixar crianças, idosos e animais em contato direto com a fumaça para evitar qualquer problema de saúde”, pontuou.

Fonte: AAN