Samu Sergipe aciona judicialmente responsáveis por trotes


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está tomando medidas judiciais para penalizar as pessoas que prejudicam o desempenho do Serviço com trotes. A prática é uma contravenção penal denominada falso alarma, prevista no artigo 41 da Lei 3.688 de 3 de outubro de 1941. Para combater os trotes, o Samu atua em parceria com a Delegacia de Defraudações e o Ministério Público Estadual.


Só no mês de novembro, o Samu Sergipe recebeu 39.505 chamadas, das quais 26.349 eram trotes, o equivalente a 66% das ligações. As estatísticas estão no relatório mensal de atendimentos que aponta ainda os números que telefonaram mais vezes com esta finalidade. A planilha inclui ainda o número total de chamadas, de saídas de ambulâncias e tipos de especialidades atendidas.


O coordenador geral do Samu 192 Sergipe, Márcio Barretto, afirma que o alto índice de trotes continua sendo o maior problema enfrentado pelo Serviço. “É necessário chamar a atenção da sociedade para o problema. Num só dia, por exemplo, chegamos a receber 116 chamadas de um mesmo número, um telefone móvel. Não é possível que esses indivíduos não compreendam a importância do Serviço para a população”, disse Márcio.


“Houve uma redução expressiva desses índices no mês de maio, quando foram registrados 5.330 trotes de um total de 43.556 chamadas. No entanto, nos meses seguintes estes números voltaram a subir. Quando há um trote, além de atrapalhar o atendimento às verdadeiras situações de urgência, desperdiçamos tempo e combustível. Precisamos da colaboração de todos para que a gente possa prestar um serviço ainda melhor”, destaca o coordenador.


Eficácia


Desde o início do ano, o Samu Sergipe já registrou mais de 38 mil atendimentos. No mês de novembro, 4.708 pessoas foram atendidas pelo Serviço, a maioria pacientes adultos com problemas clínicos, inclusive doenças cardiovasculares. Vítimas de acidentes nas rodovias e crianças com problemas clínicos ocuparam, respectivamente, a segunda e terceira colocação nas chamadas. “As estatísticas mensais do Samu mostram que aumentamos nossa capacidade de atendimento e reduzimos o tempo-resposta de cada chamado”, concluiu Márcio.