Amuse promove palestras sobre deficiência visual


O consultor da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara), em São Paulo, Alberto Pereira estará em Sergipe entre os dias 10 e 15 deste mês. Ele estará vindo ao Estado, a convite do Programa Vida Iluminada, para promover a “Eventos Históricos da Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual”, na capital e cidades do interior sergipano.


 


As palestras acontecerão em Nossa Senhora das Dores, Lagarto e Aracaju, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro respectivamente. Alberto Pereira, portador de deficiência visual, contará fatos relevantes de sua experiência pessoal e dos avanços e dificuldades de inserção no mercado de pessoas com este problema.


 


No dia 15, a Associação Mulher Unimed Sergipe (Amuse), gestora do Programa Vida Iluminada no Estado, promoverá o encerramento do ano letivo e diplomação dos deficientes visuais concludentes dos cursos de Informática e Braille promovidos pelo programa. Na ocasião, além da palestra de Alberto Pereira – que virá com seu cão guia Simon -, também estará presente ao evento Maria Edna Maziero, presidente da Associação da Mulher Unimed do Estado de São Paulo, que cuida do Programa Vida Iluminada há 10 anos naquele estado.


 


Sergipe é o segundo Estado do país a desenvolver esse programa, através da Amuse, presidida pela enfermeira Maria Inês D´Avila Moura. A associação é uma entidade não governamental, constituída juridicamente, composta por médicas cooperadas, colaboradoras da Unimed e voluntários diversos.


 


Palestras:


Dia 11 – 9 horas, no Colégio Cenecista Francisco Porto, em Nossa Senhora das Dores.


Dia 12 – 16 horas, no Colégio Cenecista Laudelino Freire, em Lagarto.


Dia 13 – as 9 e às 19h30, no Colégio Atheneu Sergipense, em Aracaju.