Panorama atual do câncer gástrico será debatido na Quinta do Saber

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCa) , 95% do câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, é causado por adenocarcinoma. Outros tipos de tumores, como linfomas (3% dos casos) e sarcomas (tumor muito raro, sem estimativa da incidência), também podem ocorrer no estômago. Para o Brasil, estimam-se, para cada ano do triênio 2020-2022, 13.360 casos novos de câncer de estômago entre homens e 7.870 nas mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 12,81 a cada 100 mil homens e 7,34 para cada 100 mil mulheres.

Para discutir sobre o câncer gástrico, a Clínica Onco Hematos – Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia e o Decós Hospital estarão realizando às 19h do dia 15 deste mês, a Quinta do Saber. Aberta a estudantes de Medicina e profissionais da área da saúde, o evento contará com cinco palestrantes e acontecerá no auditório do Décos.

A primeira palestra será proferida pelo diretor geral de oncologia na Dasa, Dr Gustavo Fernandes, que falará sobre “Panorama geral do câncer gástrico: onde estamos e para onde vamos?”. Já o cirurgião oncológico Roberto Gurgel abordará sobre “Cirurgia de Câncer Gástrico”, e o endoscopista Thiago Lima sobre “Avaliação endoscópica no câncer gástrico”.

O oncologista clínico André Peixoto trará a visão das “Novas perspectivas no tratamento do câncer gástrico”. A noite será fechada com a palestra do geneticista Emerson de Santana, sobre “investigação genética e molecular da doença gástrica: como e quando solicitar”.

Os interessados em participar podem obter mais informações através do telefone 79 9 9657-8497

Sobre câncer gástrico
De acordo com a Fundação do Câncer, não há sintomas específicos, no entanto, deve-se ficar atento a perda de peso e de apetite, sensação de estômago cheio, vômito, náusea e desconforto abdominal. Esses sinais são comuns também em casos de úlcera e gastrite e podem não ser indicação de existência de tumores.

Nos casos mais avançados, podem ser observados massa palpável na parte superior do abdômen, aumento do tamanho do fígado, íngua na área inferior esquerda do pescoço e nódulos ao redor do umbigo. O vômito com sangue ocorre de 10 a 15% dos casos. Sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com cheiro muito forte também são sinais da doença.

Dois exames são capazes de diagnosticar o câncer de estômago: endoscopia digestiva alta e exame radiológico contrastado do estômago.

Ascom/Onco Hematos